Artigo de João Isaac
04-02-2020

A introdução das normas WLTP para o cálculo dos valores de consumo de combustível dos veículos permite ao consumidor saber, com maior precisão, quanto combustível gasta efetivamente o modelo que conduz ou no qual está interessado. Este valor pode até não traduzir aquele que regista no seu dia-a-dia de condução, mas está mais perto do que nunca.

Leia ainda: Estas são as melhores carrinhas para quem precisa de espaço na mala

Assim, e recorrendo à lista das dez marcas de automóveis mais vendidas em Portugal em 2019, fomos à procura do modelo mais poupado de cada marca. Recorremos aos valores de consumos declarados e não foram incluídas quaisquer motorizações eletrificadas. Assim, rapidamente chegámos à inevitável conclusão de que o Diesel ainda domina. Isto porque todos os modelos estão equipados com eficientes motores a gasóleo.

Junte-se ao Automundo no Instagram

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Alpine A110 SportsX, o protótipo de desportivo que está pronto para a neve – Leia o artigo em www.automundo.pt – #automundoportugal #alpine #a110 #prototype

Uma publicação partilhada por automundo.pt (@automundo_pt) a

Como seria igualmente de esperar, o segmento dos utilitários representa 60% deste lote de viaturas. Apesar disso, principalmente pelo facto do Nissan Micra não estar disponível com motor Diesel na sua gama, o seu irmão maior, o SUV Qashqai, junta-se a esta luta de carroçarias mais baixas e aerodinâmicas. A fechar o grupo, encontramos ainda três propostas do segmento C, o dos compactos familiares.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e fique a conhecer os carros mais económicos do top 10 de vendas nacional.

Fotos: oficiais

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados