Artigo de João Isaac
31-07-2020

A Volkswagen foi, para muitos, a responsável pela criação do conceito “hot hatch”, ou pequeno desportivo, com o icónico Golf GTI de 1976. E a receita para esta abordagem é até bem simples. Pegaram na carroçaria hatchback de um Golf e colocaram-lhe um motor maior e mais potente. O efeito desta fórmula de sucesso está hoje à vista de todos.

Maiores, mas mais potentes e dinâmicos

O sucesso alastrou a outras marcas com o lançamento de míticos modelos como o Peugeot 205 GTI, o Fiat Uno Turbo i.e. e o Renault Clio Williams. As décadas de 80 e 90 foram especialmente generosas para os fãs da condução rápida e divertida destes pequenos desportivos. No entanto, e apesar de os automóveis serem hoje bem maiores e mais pesados do que antigamente, também os motores têm outros números, com potências em redor dos 200 cavalos.

Leia ainda: Fiat Uno Turbo i.e., o pequeno diabo com rodas que marcou os anos 90

Os hot hatches da atualidade mantêm, tal como os seus antecessores, o elevado sentido prático das versões em que se baseiam. E se conduzidos com alguma contenção, também o consumo de combustível não assusta. Para além disso, os números não enganam. São muito mais rápidos e eficazes, garantindo, assim, uma elevada taxa de sorrisos por quilómetros.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Assim, reunimos neste artigo dez propostas disponíveis no nosso mercado de usados. Limitámos a pesquisa para um orçamento máximo de 20 mil euros mas só escolhemos modelos com potência superior a 150 cavalos.

Percorra a galeria e fique a conhecer 10 desportivos compactos usados até 20 mil euros.

Fotos: Netcarshow

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados