Artigo de Guilherme André
02-01-2020

Se costuma utilizar o GPS do veículo sabe que a voz é, para a muita gente, algo irritante. De facto, assistentes virtuais como a Siri ou a Alexa, fazem parte de grande parte dos sistemas dos novos veículos. No entanto, a Cerence, empresa que fornece o software de voz para carros da Toyota, Audi e BMW, criou um serviço que pretende tornar as viagens mais tranquilas. Isto porque, este sistema consegue “clonar” as vozes da pessoa que quiser, por exemplo, de um amigo chegado, para que este possa dar indicações no seu GPS.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Como funciona este GPS?

O My Car, My Voice é um serviço que se insere no veículo e não no Google Assistant ou Siri. De seguida, para gerar a voz é necessário que a pessoa que quer ouvir grave uma série de frases curtas. Esta gravação é feita através do smartphone com recurso a uma espécie de guia. Assim, o sistema vai fazendo correções ou pausas, caso seja preciso. Para além de criar uma voz original, o sistema permite ainda definir outras versões para o assistente de voz. Ou seja, vai poder criar um tema mais sensível ou mais humorista. O principal objetivo é tornar a interação com o condutor o mais real possível.

Leia ainda: 35 automóveis que marcaram a década que agora termina

“O My Car, My Voice traduz-se numa experiência totalmente nova”, afirma o CEO da empresa. “Imagina ter a sua mulher, melhor amigo ou outro membro da família a dar voz dentro do seu carro”, terminou. No comunicado não está descrita uma data para o lançamento do serviço, mas deve acontecer ainda em 2020.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top