Artigo de Guilherme André
05-02-2020

A BMW tem uma grande coleção de veículos únicos com cunho artístico. Os denominados BMW Art Cars são originais já têm 45 anos de história, visto que o primeiro surge em 1975. Desde então, 19 artistas internacionais criaram exemplares com base em modelos contemporâneos da casa alemã.

Leia ainda: Esta réplica do Porsche 550 Spyder tem o condutor ao centro e detalhes em ouro

Grande parte destas obras primas sobre rodas encontram-se expostas no museu da BMW em Munique, enquanto outros vão atravessando o mundo em exposições. Agora, decidimos juntar todos os 19 numa galeria e mostrar todas as uniões perfeitas entre arte e design automóvel.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

História da BMW Art Car começou com um piloto francês

O pioneiro de toda esta história foi o BMW 3.0 CSL que competiu nas 24 Horas de Le Mans de 1975. Este surge depois do piloto francês Hervé Poulain e o diretor da BMW Motorsport da época, Jochen Neerpasch, terem perguntado ao artista Alexander Calder para desenhar o veículo. O resultado foi um exemplar que rapidamente se tornou o favorito do público presente na prova.

Veja também: Descubra a coleção incrível de míticos carros da Lancia com as cores da Martini

Já o último foi criado por Cai Fei em 2017. O BMW M6 GT3, revestido ao carbono original em preto, apresenta algumas alterações face ao modelo que serviu de base. O artista utilizou uma abordagem moderna ao utilizar apenas três componentes. Por fim, a BMW já afirmou que esta coleção não se vai ficar pelos 19 exemplares. Esta união entre a arte e o automóvel deve conhecer mais algum interprete nos próximos tempos, tendo em conta que o último foi criado em 2017.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça, por ordem cronológica, os 19 exemplares da coleção.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top