Artigo de Guilherme André
27-08-2019

A BMW apresentou um novo exemplar que tem como principal objetivo proteger os passageiros. De facto, o X5 Protection VR6 parece um SUV normal, no entanto, está equipado com um nível de armadura que consegue travar balas disparadas de armas AK-47. Para além disso, caso os assaltantes utilizem explosivos, o modelo alemão está preparado para aguentar explosões de até 15 kg de TNT a quatro metros de distância.

Leia ainda: Race Metal, a coleção da WatxandCo que é inspirada em desportos motorizados

Para atingir este nível de proteção foi necessário um grande reforço de aço em pontos específicos da carroçaria, como por exemplo, nos painéis das portas. Já as janelas têm 30 mm de espessura. Caso o cliente não esteja satisfeito e queira mais segurança, a BMW oferece alguns opcionais.

Assim, é possível equipar o X5 com uma proteção inferior que aguenta explosões de granadas de mão. Para combater as novas tecnologias, como por exemplo, drones, está também disponível uma tejadilho reforçado que suporta explosões de até 200 gramas de explosivos C4.

Em caso de fuga, o BMW X5 Protection VR6 não o deixa ficar mal

Se necessitar de fugir a alta velocidade, este X5 também não o deixa ficar mal. De facto, debaixo do capot está o 4.4 bi-turbo V8 que debita 523 cavalos e 750 Nm de binário. Segundo os dados revelados pela marca este é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. A velocidade máxima está limitada a 210 km/h.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

As jantes de 20 polegadas recebem pneus com as laterais reforçadas. Deste modo, consegue continuar a marcha mesmo com os pneus sem pressão. O depósito de combustível não foi esquecido e, em caso de incêndio, está protegido com o objetivo de evitar explosões.

Veja também: Estes são os jipes mais emblemáticos das décadas de 80 e 90

No interior, o BMW X5 Protection VR6 permite o transporte de quatro pessoas. Por fim, está equipado com um botão especial de alarme. Ao ser premido tranca as portas, fecha as janelas, liga as sirenes e produz um som intenso. Não é conhecido o preço ou a disponibilidade deste modelo blindado, contudo, olhando para a quantidade de equipamento que pode salvar vidas, deve ficar na casa dos seis dígitos.

Percorra a galeria e conheça o blindado alemão.

Fotos: BWW

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top