Artigo de Hugo Mesquita
06-02-2020

As cópias chinesas de modelos de carros são comuns. Na longa lista de veículos que foram copiados pelos chineses contam nomes como o Porsche Macan, o Range Rover Evoque, e até o Model S da Tesla. Desta vez calhou a rifa à Mercedes. O jipe de 6 rodas da marca alemã, o Mercedes-AMG G63 6×6, foi copiado pela BAIC Motor.

Leia ainda: Este Lamborghini Gallardo já foi um Mitsubishi Eclipse

O modelo da Mercedes, apresentado em 2013, foi criado a pensar no mercado do Médio Oriente. Pesa qualquer coisa como 3,7 toneladas e tem seis metros de cumprimento, condições ideais para conduzir nas dunas do deserto. No entanto, o prazer de conduzir nas dunas com este verdadeiro monstro não está ao alcance de todos. O facto de ser uma edição bastante limitada (pouco mais de 100 exemplares) faz com que o seu preço ronde o meio milhão de euros.

Versão chinesa é mais pequena

Dinheiro é coisa que não falta naquela região do globo, mas, para aqueles que não podem pagar estes valores, a BAIC Motors apresenta o BJ80 6×6, um modelo em praticamente tudo semelhante ao G63. Como o irmão alemão, o BJ80 destaca-se pelas 6 rodas – com grandes pneus de todo-o-terreno – o “roof-rack” montado no tejadilho e as luzes montadas na grelha dianteira. O modelo chinês é um pouco mais pequeno que o alemão.

Veja também: Cyberphone, o iPhone inspirado no Cybertruck da Tesla

Ao nível de motores, o mercedes tem um motor V12 de 6.0 litros que debita 630 cv de potência, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,0 segundos e acelerar até aos 160 km/h (limite electrónico). Já a cópia chinesa tem um sistema híbrido que conta com um motor de quatro cilindros e 2,3 litros da Saab que debita 250 cv de potência e 350 Nm. Será o suficiente para convencer nas arábias?

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria de fotos com a comparação entre o verdadeiro Mercedes e versão chinesa.

Fotos: Reprodução Instagram e NetCarShow

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados