Artigo de João Isaac
08-07-2019

O aumento da segurança dos motociclistas tem sido, ao longo dos anos, uma prioridade dos fabricantes de acessórios. A tecnologia dos airbags, já presente nos automóveis há muitos anos, está, também, disponível para as duas rodas. Um bom exemplo disso são os coletes inteligentes da Dainese. Assim, o motociclista “veste” o airbag, protegendo-o em caso de necessidade.

Proteção instantânea

Os coletes D-Air da Dainese podem ser utilizados por baixo ou por cima de outras peças de roupa. Pode, igualmente, ser facilmente guardado numa mochila. O segredo por detrás do D-Air são os inúmeros sensores que recolhem os dados posteriormente analisados por um computador. Esta tecnologia tem vindo a ser desenvolvida desde 2000.

Leia ainda: Apple CarPlay e Android Auto vão ter uma grande atualização

Esta informação é transmitida mil vezes por segundo. Assim, o sistema consegue analisar parâmetros como a velocidade, a inclinação, a aderência e a desaceleração. Se um acidente inevitável for detetado, o sistema ativa o airbag. Este protege o peito e as costas do utilizador, absorvendo, também, alguma energia resultante do impacto. Esta tecnologia foi adotada pelo campeonato Moto GP em 2007.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e veja as fotos do Dainese D-Air.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top