Datsun 1200, o clássico de tração traseira que marcou uma geração
Lançado em 1970, o Datsun 1200, geração B110, é um dos modelos mais conhecidos em Portugal. Se não teve um, certamente conhece alguém que sim.
Pequeno, leve, tração traseira e fiável. Algumas das palavras que melhor caracterizam o Datsun 1200. A geração B110 é talvez a mais conhecida em Portugal, principalmente pelo sucesso comercial que conseguiu. Por fora, o modelo japonês adota a carroçaria de três volumes (com três ou cinco portas), idêntico ao grande rival Toyota Corolla KE20. Aliás, eram de tal maneira rivais que assumiam as mesmas dimensões e disputavam os títulos de fiabilidade e facilidade de utilização. Porém, conheceu também variantes coupé e pick-up, numa comercialização que abrangeu vários países. No Japão, a geração B110 era conhecida por Sunny (carro do vídeo).
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Relativamente ao motor, tal como indica o nome, o Datsun 1200 está equipado com o 1,2 litros a gasolina que debita 68 cavalos de potência. Pode parecer pouco, contudo, de recordar que pesava apenas 700 kg e, para melhorar, a potência chegava às rodas traseiras. Como deve imaginar, completamente “despido” de tecnologia, é um carro divertido de conduzir. No que diz respeito a versões, o mercado nacional conheceu ainda uma edição especial S1 que se distinguia por detalhes exclusivos.
Veja o vídeo:
Datsun 1200 é um carro muito fiável
Ainda assim, um dos principais pontos fortes do Datsun 1200, um dado que teve grande impacto no número de vendas, era a eficiência nos consumos de combustível. Os números oficiais apontam para os 8,2 l/100 km em percurso misto (6,2 l/100km em autoestrada), algo que garantiu o título de modelo mais eficiente comercializado nos Estados Unidos da América. Mais se acrescenta que era muito fiável. Isto era apelativo para as famílias portuguesas nos anos 70.
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Por fim, de recordar que o Datsun 1200 também se tornou popular em provas de circuito ou ralis. O baixo peso e as boas capacidades dinâmicas eram alguns dos seus pontos fortes. Para além disso, teve de tal maneira sucesso, que teve um troféu monomarca em Portugal.