Artigo de Bruno Seruca
13-08-2019

O mercado das quatro e duas rodas está cada vez mais futurista e existem cada vez mais conceitos que nos abrem as portas para o futuro. E isto pode ser aplicado ao Ferox Azaris, o todo-o-terreno elétrico, e de seis rodas, que mostra aquilo que podemos esperar para os próximos tempos. Trata-se do primeiro protótipo funcional da marca que é bastante semelhante a um UTV (veículo utilitário multitarefas).

Leia ainda: Este é o Volkswagen Polo para quem os 200 cavalos do GTI não chegam

Além do design arrojado, o Ferox Azaris destaca-se pela inovação no que à mobilidade diz respeito pois o veículo é movido com recurso a uma bomba hidráulica que fornece força às rodas traseiras. O motor elétrico gera energia que é direcionada pela transmissão hidráulica para as rodas. Fazendo as contas apenas acontece uma perda energética de dois por cento.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

As seis rodas dão uma grande versatilidade ao Azaris

O Azaris vem equipado com seis rodas e as quatro traseiras estão equipadas com uma das referidas bombas hidráulicas. Assim, reduzem-se os componentes e não é necessária refrigeração nem reservatório para fluidos. Destaque ainda para o pouco peso deste todo-o-terreno que não conta com transmissão tradicional. Existe um sistema de braços paralelos à estrada para as rodas traseiras que é fundamental para um movimento perfeito. Assim, o Azaris passa com maior facilidade por obstáculos que surjam no caminho.

Veja também: McLaren F1 “LM Specification”: só há dois e um vai a leilão

A marca já fez saber que muitas das tecnologias utilizadas foram criadas de modo a poderem ser construídas com recurso a uma impressora 3D, algo que reduz o número de peças necessário. A Ferox Advanced Vehicles espera ainda que este conceito venha a ser utilizado industrialmente.

Percorra a galeria e fique a conhecer o Ferox Azaris

Fotos: Ferox

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top