Ferrari 250 GTE, o carro da polícia italiana mais temido dos anos 60
Sim, leu bem. A polícia italiana utilizou dois Ferrari 250 GTE nos anos 60. Este é o único que ainda está “vivo” e encontra-se à venda.
Na verdade, ninguém quer ser mandado parar pela polícia. Se acontecer é porque pode ter feito alguma coisa que não devia. No entanto, há certos países, como por exemplo Itália, que têm um historial de carros que, muito sinceramente, até dava gosto ver no retrovisor com a sirene ligada. É o caso deste Ferrari 250 GTE que se apresentou ao serviço entre 1963 e 1968. Sim, é verdade, a polícia de Roma teve o prazer de conduzir não um, mas dois Ferrari durante este período.
Leia ainda: Jaguar Mark 2, a berlina de luxo com argumentos desportivos que seduzia ladrões
Nos anos 60 os carros começaram a ficar mais potentes e, para fazer frente a esse feito, a polícia viu-se obrigada a melhorar as frotas. Os dois Ferrari 250GTE foram encomendados por Armando Spatafora, um agente que se tornou famoso em Itália por causa do “parceiro de quatro rodas”. Tal como mencionamos em cima, foram encomendados dois, porém, um deles foi destruído poucas semanas depois de se apresentar ao serviço. Ou seja, estamos perante um carro único e construído especificamente para a tarefa de patrulha.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Ferrari 250 GTE está equipado com motor V12
Entre 1963 e 1968, a dupla Spatafora e Ferrari 250 GTE garantiu uma boa taxa de sucesso. Bem vistas as coisas, o polícia tinha à disposição um V12 3.0 lt, que ultrapassava os 250 km/h. Depois de abandonar o serviço, foi vendido em leilão em 1972 a Alberto Cappelli que o preservou até 2015. Agora, o atual dono decidiu desfazer-se do carro que se encontra à venda na Girardo & Co. A título de curiosidade, é o único carro privado que tem permissão para ser conduzido pelas ruas italianas com a sirene ligada. O Ferrari 250 GTE com o chassis 3999 é, certamente, um dos exemplares mais especiais do modelo.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
Percorra a galeria e conheça o carro da polícia “reformado”.
Fotos: Girardo & Co.