Artigo de Guilherme André
29-03-2020

Ford Capri é um dos carros mais populares da marca em solo europeu. Desde o lançamento, em 1969, que tinha como objetivo “seduzir” o publico mais jovem. Para tal, apresentava-se com linhas coupé desportivas e diferentes das berlinas “quadradas” da época. A produção era dividida em três países, Inglaterra, Bélgica e Alemanha, e todas elas tinham as suas particularidades, principalmente ao nível de motores. No total, estava disponível em doze motorizações diferentes.

Leia ainda: Audi RS2, a carrinha desportiva com um toque de Porsche

Se está a pensar adquirir um Ford Capri da Série 1, saiba que em solo nacional só se comercializaram veículos com motorização de origem britânica. Falamos dos 1300, 1600, 1600GT e o 3000 GT. Este último equipado com motor seis cilindros e é muito raro em Portugal. A título de curiosidade, destacava-se como o carro mais acessível do mercado a atingir os 200 km/h de velocidade anunciada. Relativamente a variantes realmente desportivas, de destacar o 2600 RS e o RS3100, ambos adorados por colecionadores com carteiras mais recheadas.

Veja o vídeo:

Rumores sugerem o regresso do Ford Capri ao mercado

O Ford Capri conheceu ainda mais duas gerações, Série 2 e Série 3. A 19 de dezembro de 1986 saía da linha de montagem na Alemanha o último dos Ford Capri, a unidade nº 1 886 647. Contudo, existem alguns rumores de que este nome grande e importante da Ford volte ao mercado. Seria interessante ver como é que a marca norte-americana iria trazer de volta um clássico que marcou uma geração, sem “manchar” o bom nome.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por fim, o Ford Capri surgiu no mercado com a expetativa de ser um sucesso no que diz respeito a vendas. Esse dado foi facilmente atingido, tendo em conta que nos primeiros dois anos foram vendidas 400 mil unidades. Para a história ficam muitas histórias e peripécias dos “felizardos” que o tiveram nos anos 70 e 80.

Percorra a galeria e recorde o coupé da Ford.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top