Artigo de Guilherme André
19-11-2019

O filme Ford v Ferrari conta a história da épica batalha entre, como o nome indica, a Ford e Ferrari na edição de 1966 das 24 Horas de Le Mans, uma das provas de corrida mais emblemáticas do mundo. Para tal, Ken Miles (Christian Bale) e Carroll Shelby (Matt Damon), juntam-se para construir um carro de corrida revolucionário para a Ford Motor Company. O objetivo é vencer os carros de corrida dominantes de Enzo Ferrari. Para os mais atentos que já viram o filme, certamente conhecem este Ford GT40 de segunda geração. Isto porque ele contracenou com Bale e Damon.

Leia ainda: Este Toyota Supra tem 20 anos mas parece que acabou de sair da fábrica

De facto, este é um dos dois veículos criados especialmente para o filme, com o objetivo de replicar o carro conduzido por Ken Miles nas 24 Horas de Le Mans de 66. Entre os dias 2 e 23 de janeiro de 2020, este Ford vai a leilão pela Mecum, um evento que pretende abrir o ano em beleza. Mais do que um veículo que entrou num filme, é um pedaço de história.

Veja o vídeo:

Ford GT40 foi assinado pelo chefe de equipa de Ken Miles

Outro detalhe que merece destaque é o criador desta réplica. Falamos da Superformance, uma empresa liderada por Rich MacDonald. Este nome pode parecer pouco conhecido, mas de ressalvar que o pai, Dave MacDonald, foi o primeiro condutor a vencer com um Shelby Cobra.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Revestido na icónica cor Azul Gulf, o GT40 é completo por duas faixas branca. Foi feito com a maior atenção ao detalhe de modo a ser o mais fiel possível ao original, ainda assim, tem algumas alterações ao nível mecânico e estrutural. O motor desta réplica é um V8 da Roush com 600 cv de potência. Este está associado a uma caixa de cinco velocidades. Ao contrário do original que recebia um motor 7.0 litros com caixa manual de quatro velocidades.

Veja também: Mini é modificado para limousine com seis lugares

Para além disso, não esquecer que este veículo está assinado por Charlie Agapiou, chefe de equipa de Ken Miles na corrida de 66 e pelo filho Peter Miles. Por fim, não há estimativa para o valor do carro. No entanto, é esperado que possa atingir um valor bastante elevado, não só pela história, mas também pela atualidade do filme.

Percorra a galeria e conheça uma das estrelas do filme Ford v Ferrari.

Fotos: Mecum

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top