Artigo de Hugo Mesquita
04-06-2020

Imagine uma só app no seu smartphone que junta vários serviços de mobilidade. Tais como táxis, trotinetes, bicicletas e ainda os famosos TVDE. Parece algo impensável ou, pelo menos, difícil de concretizar. Mas a verdade é que passa a existir em Portugal. Chama-se Free Now.

Leia ainda: Mercado Automóvel nacional com queda superior a 70% em maio de 2020

Portugal vai ser o primeiro de 9 países a ter tudo isto numa plataforma. Além disso, o nosso país foi também escolhido para receber o centro de apoio ao cliente internacional da Free Now. “Queremos ser o portal da mobilidade e queremos oferecer mobilidade como um serviço”, começou por explicar o diretor-geral da Free Now em Portugal, Sérgio Pereira, em declarações à agência Lusa.

Esta nova app é uma nova face da aplicação MyTaxi, que fazia o serviço de transporte em táxis através de uma aplicação de telemóvel. Agora, vai passar a integrar os TVDE da Kapten, que começou a sua atividade em Portugal como Chauffer Privé. Desta forma, será a primeira no país a oferecer tanto táxi como TVDE na mesma aplicação.

Free Now junta taxistas e motoristas TVDE numa só aplicação

A Free Now vai contar com 2500 motoristas de táxi e oito mil motoristas de TVDE , dispondo assim de mais de 10 mil motoristas disponíveis em Lisboa e no Porto.  Conta ainda com 800 trotinetes e 90 bicicletas elétricas da Hive. O grande foco agora passa por alargar o serviço um pouco por todo o país.

Veja também: Saiba onde estão os radares da PSP em junho de 2020

Sérgio Pereira explica que é “difícil oferecer um TVDE puro” fora das grandes cidades, já que tem “obrigatoriamente de usar uma plataforma que gera a massa crítica” e esta só consegue fazê-lo nas grandes cidades. Em cidades como Évora, Viseu ou Leiria, exemplifica, torna-se “mais complicado chegar a essa massa crítica e ter esse volume necessário”.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O grupo Free Now – que resulta da joint venture do Grupo BMW e da Daimler AG – está atualmente presente em mais de 150 cidades em toda a Europa e na América Latina, disponibilizando os seus serviços a mais de 41 milhões de utilizadores em 17 mercados.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top