Artigo de Guilherme André
26-02-2020

É cada vez mais claro que a eletrificação vai chegar a todos o tipo de meios de transporte. Desde as motos, passando pelos automóveis e acabando nos camiões. Agora, a Art Ledebev Studio, empresa russa, mostrou o Gruzovikus, um camião elétrico e autónomo. Apesar de ser apenas um estudo de design, não deixa de ser curioso o formato adotado pelos criadores.

Leia ainda: Felino CB7R, o supercarro canadiano que é um animal na estrada

Assim, desaparece a cabine e o camião assume uma posição quase em L com um visual moderno e arrojado. Contudo, é mais do que estética. “O gruzovikus possui um ecrã aerodinâmico na frente que separa os fluxos de ar e protege os lados da sujidade”, refere a empresa no site oficial.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Esta solução reduz os custos de utilização

Caso este projeto avance, as empresas vão precisar de menos trabalhadores. Por um lado reduz-se os custos de utilização, mas por outro reduz-se os postos de trabalho. Para além disso, passar a ser possível gerir toda a frota numa espécie de torre de controlo. “O Gruzovikus está equipado com visão computorizada: câmaras, sensores e radares que captam a distância dos objetos”, salienta a empresa.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Tal como mencionamos em cima, este camião elétrico e autónomo não tem cabine. Assim, é possível transportar cargas maiores, visto que o trailer pode ser mais longo. Por fim, relembramos que isto não passa de um estudo de design. Ainda assim, esta realidade pode vir a acontecer nos próximos anos. De facto, há algumas marcas que já começaram a realizar testes, nomeadamente a Volvo. Será este o futuro da transportação?

Percorra a galeria e conheça o concept do camião Gruzovikus.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top