Gruzovikus, o camião elétrico que não precisa de condutor
A Art Ledebev Studo, empresa russa, apresentou um conceito de camião elétrico e autónomo. O Gruzovikus não tem cabine e pode ser controlado à distância.
É cada vez mais claro que a eletrificação vai chegar a todos o tipo de meios de transporte. Desde as motos, passando pelos automóveis e acabando nos camiões. Agora, a Art Ledebev Studio, empresa russa, mostrou o Gruzovikus, um camião elétrico e autónomo. Apesar de ser apenas um estudo de design, não deixa de ser curioso o formato adotado pelos criadores.
Leia ainda: Felino CB7R, o supercarro canadiano que é um animal na estrada
Assim, desaparece a cabine e o camião assume uma posição quase em L com um visual moderno e arrojado. Contudo, é mais do que estética. “O gruzovikus possui um ecrã aerodinâmico na frente que separa os fluxos de ar e protege os lados da sujidade”, refere a empresa no site oficial.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Esta solução reduz os custos de utilização
Caso este projeto avance, as empresas vão precisar de menos trabalhadores. Por um lado reduz-se os custos de utilização, mas por outro reduz-se os postos de trabalho. Para além disso, passar a ser possível gerir toda a frota numa espécie de torre de controlo. “O Gruzovikus está equipado com visão computorizada: câmaras, sensores e radares que captam a distância dos objetos”, salienta a empresa.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
Tal como mencionamos em cima, este camião elétrico e autónomo não tem cabine. Assim, é possível transportar cargas maiores, visto que o trailer pode ser mais longo. Por fim, relembramos que isto não passa de um estudo de design. Ainda assim, esta realidade pode vir a acontecer nos próximos anos. De facto, há algumas marcas que já começaram a realizar testes, nomeadamente a Volvo. Será este o futuro da transportação?