Artigo de Equipa Automundo
10-02-2022

A Lexus revelou o novo concept-car ROV (Recreational Off-Highway Vehicle), um veículo único, movido a hidrogénio, que permite uma condução com emissões quase nulas em combinação com excelentes aptidões para o todo-o-terreno. É mais um reflexo do compromisso da Lexus no sentido de garantir que a condução entusiasmante pode coexistir com uma sociedade livre de carbono, centrada na mobilidade responsável. Para o projeto do Lexus ROV Concept, a equipa de design desenvolveu um veículo que se enquadrasse bem em todos os tipos de ambientes naturais. O carro possui todos os elementos puros de um veículo de todo-o-terreno, como a suspensão exposta, barras de proteção no interior e largos pneus, indicados para guiar sobre trilhos lamacentos. As suas dimensões são: 3120 mm (comprimento), 1725 mm (largura) e 1800 mm (altura).

Design aventureiro inspirado no design arrojado da Lexus

Com a filosofia “centrada no ser humano” da Lexus como ponto de partida, a equipa de design queria criar o tipo de veículo que as pessoas esperariam de um fabricante de automóveis de luxo, sem abdicar do desempenho robusto de um ROV. Assim, foi projetada uma carroçaria capaz de proteger os passageiros, de incorporar a icónica grelha exclusiva da Lexus e preservar um curso suficiente na suspensão dianteira. Além disso, os para-choques dianteiros foram concebidos para assegurar a proteção contra quaisquer rochas ou lama que se atravessem no caminho.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

A cobertura da suspensão, unida ao depósito de combustível de hidrogénio traseiro, protege as peças funcionais e transmite também a sensação de durabilidade herdada dos SUV da Lexus. A pintura em bronze escuro foi cuidadosamente aplicada nesta carroçaria e suspensão leves, concebidas para proporcionar conforto e diversão na condução fora de estrada. Os faróis dianteiros e traseiros com o ‘L’-motif Lexus e o logótipo traseiro da LEXUS expressam a mais recente linguagem de design da Lexus.

Veja também: Renault Megane RS Trophy, o destruidor de curvas

No interior, baseado no conceito do cockpit Tazuna, um mostrador simples passa instantaneamente as informações de que o condutor precisa enquanto este se concentra na sua condução. O novo concept-car revela uma excelente qualidade de construção com as aptidões de qualidade artesanal Takumi da Lexus tanto no interior como no exterior, como nunca antes visto num ROV. Entre os detalhes luxuosos incluem-se o volante em pele, um punho do seletor da caixa de velocidades esculpido e bancos com elementos de suspensão que suavizam os impactos do rolamento. Os bancos são revestidos por uma resistente pele sintética. Para a condução fora de estrada mais exigente, o primeiro Lexus a hidrogénio com motor de combustão cumprirá todos os rigorosos requisitos da marca em termos de QDR (Silêncio, Durabilidade, Fiabilidade).

Hidrogénio gera potência “limpa”, mas entusiasmante

Enquanto procura alcançar as suas metas para chegar à neutralidade carbónica, a Lexus está empenhada em assegurar o prazer de condução dos seus automóveis. Este ROV Concept incorpora o som emocionante de um veículo com motor de combustão e a instantânea disponibilidade de binário que resulta da rápida velocidade da combustão do hidrogénio, que a Lexus acredita ser altamente compatível com o ROV.

Este concept-car, movido a hidrogénio, nasce do desejo da Lexus em preservar o verdadeiro prazer de conduzir em todo-o-terreno na sociedade com baixos níveis de carbono do amanhã. Para impulsionar essa diversão fora de estrada, o motor a hidrogénio de 1.0 litros funciona como um motor a gasolina, mas com um depósito de alta pressão para hidrogénio comprimido, que é fornecido precisamente por um injetor direto de hidrogénio.

Não perca: Alfa Romeo Giulietta, o familiar que alia dinâmica e elegância como poucos

É importante destacar que o novo motor a hidrogénio da Lexus produz emissões quase nulas, além de gerar uma insignificante quantidade de óleo de motor queimado durante a condução. Com uma carroçaria leve composta por uma estrutura tubular e uma suspensão com um curso muito longo, o condutor poderá desfrutar da dinâmica previsível do carro, da distinta ‘Lexus Driving Signature’ e da possibilidade de chegar a qualquer lugar que deseje. Projetado para permitir uma condução ágil e confortável, a capacidade de resposta do motor a hidrogénio tornam o Lexus ROV um veículo divertido de conduzir e com excecionais aptidões para o todo-o-terreno.

 Percorra a galeria e veja mais fotos do Lexus ROV.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados