Artigo de João Isaac
10-10-2019

A Lunaz, empresa sediada em Silverstone, Inglaterra, propõe equipar os mais variados e importantes automóveis clássicos da história com um motor elétrico. Esta é uma solução totalmente projetada, desenvolvida e produzida pela Lunaz e destaca-se pela sua flexibilidade, sendo compatível com um grande número de modelos.

Leia ainda: Este Ford Mustang GT junta a estética do passado com a potência do presente

Assim, sob a liderança de Jon Hilton, ex-diretor técnico da Renault F1, a Lunaz desenvolveu uma solução capaz de dar resposta às questões de fiabilidade, usabilidade e sustentabilidade, convertendo os mais exclusivos automóveis clássicos para propulsão elétrica. Cada veículo é detalhadamente analisado a fim de ser desenvolvida a solução de propulsão elétrica que melhor se adapta ao carácter do automóvel e à dinâmica pretendida.

A missão da Lunaz é definir o futuro dos clássicos

A Lunaz está a trabalhar em três automóveis para serem, posteriormente, apresentados e lançados no mercado. Assim, um Rolls-Royce Phantom V de 1961, um Jaguar XK120 de 1953 e um Rolls-Royce Cloud de 1956 estão a ser alvo de restauro e conversão elétrica. O XK120, em fase final de testes, dispõe de uma bateria com 80 kWh de capacidade e os seus dois motores produzem 700 Nm de binário e uma potência de 380 cavalos.

“Eu queria ter um Jaguar XK120 como o meu carro para o quotidiano. Assim, a Lunaz pega na história de que tanto gostamos e dá-lhe um futuro sustentável. Estamos a inovar com a criação de automóveis utilizáveis e dinâmicos, verdadeiros clássicos focados no prazer de condução”, refere David Lorenz, fundador da Lunaz.

Veja também: Pai cria réplica de Lamborghini Aventador para satisfazer sonho do filho

Todos os clássicos da Lunaz suportam carregamento rápido e dispõem de travagem regenerativa. Para além disso, a tecnologia permite a integração de soluções como o controlo de tração e o cruise control. O processo inicia-se com uma inspeção minuciosa. A distribuição de peso é analisada e de seguida tomam-se as decisões relativamente ao chassis, motor e suspensão. Só depois são retirados quer o motor térmico, quer os periféricos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

O habitáculo recebe igualmente os luxos mais atuais, como o ar condicionado, o WiFi e as soluções de entretenimento e navegação. Todos os elementos são integrados de uma forma subtil e eficaz no design original do carro. A tomada para carregamento, por exemplo, está localizada no antigo bocal de abastecimento de combustível. Os preços iniciam-se nos 390 mil euros e as encomendas abrem já em novembro de 2019.

Percorra a galeria e veja as fotos das criações da Lunaz.

Fotos: Lunaz

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados