O veículo anfíbio mais rápido do mundo
Artigo de Hugo Mesquita
09-08-2019

Os carros anfíbios ainda não conseguiram convencer as massas. Possivelmente, já teve a oportunidade ver um autocarro a sair da estrada para entrar diretamente na água no Terreiro do Paço, em Lisboa. É o Hyppo, uma das atrações mais populares da cidade e é também um exemplar de um veículo anfíbio, isto é, que anda tanto em terra como em água.

A oferta deste tipo de veículos no mercado não é grande e não tem evoluído muito nos últimos anos. Conseguir criar um veículo deste tipo que consiga ser igualmente eficiente em terra e na água é uma missão muito complicada. O Watercar Phanter quer ser o primeiro a conseguir alcançar a eficiência nas duas superfícies.

Leia ainda: Novus, a melhor forma de fugir ao trânsito com estilo

Na estrada, o Phanter parece um jipe convencional, igual a tantos outros. No entanto, se atentarmos a certos pormenores, verificamos algumas alterações no design que permitem isolar o condutor e os passageiros da água. O casco e a carroçaria são leves, construídos em fibra de vidro, à qual se acrescenta uma camada de esferovite (0,9 metros cúbicos) que serve de isolante e ao mesmo tempo de flutuador, em caso de incidente.

Watercar Phanter atinge os 70 km/h na água

Para chegar à eficiência, a Watercar optou por colocar no seu anfíbio um motor Honda V6 com 3,7 litros e 250 cv de potência, com força suficiente em baixa rotação. Para andar na água, recorre a uma caixa de transferência. Esta muda a saída de escape para um jato, podendo assim acelerar mais depressa dentro de água.

Veja também: Esta é a Ford Transit mais incrível de sempre e custou um balúrdio

Um sistema hidráulico permite a passagem rápida do sistema de uso terrestre para aquático. Na estrada, o Phanter consegue ultrapassar os 110 km/h. Já na água,  atinge os 70. Um ponto que não foi ignorado pela construtora são os efeitos corrosivos da água salgada na carroçaria.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Por isso mesmo, construíram as partes metálicas do carro em aço inoxidável.  Já os revestimentos são, na sua grande maioria, feitos de resina. O Panther está à venda nos Estados Unidos por um valor a partir dos 139 mil dólares (cerca de 119 mil euros).

Anfíbio mais rápido do mundo

A Watercar não ficou completamente satisfeita por criar um anfíbio com prestações muito semelhantes em terra e na água. O que levou à criação de uma versão ainda mais potente. Assim, com a mudança de motor, o motor Honda V6 é substituído por um V8 de um Corvette. Deste modo, garantiram o título de carro anfíbio mais rápido mundo, atingindo os 96 km/h em água.

Percorra a galeria e veja fotos do Watercar Phanter.

Fotos: D.R.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top