Artigo de Guilherme André
30-03-2020

O primeiro Volkswagen Golf de sempre saiu da fábrica em 1974. Desenhado por Giorgetto Giugiaro da Italdesign, ficou conhecido como um modelo a pensar nas massas. Hoje é um nome de grande sucesso não só para a marcas, mas também no mundo. Agora, surge num leilão da RM Sotheby’s aquele que é considerado o primeiro Golf preparado para competição.

Leia ainda: BMW M8 não foge ao mundo das modificações e surge com mais de 800 cavalos

A história do exemplar deste artigo começa em 1975, apenas um ano depois do lançamento do modelo. A criação foi feita por Rolf Nothelle que apresentou em Zolder, Bélgica, o pequeno “foguete” vermelho. Mais tarde, de destacar a conquista do primeiro lugar, com Bernd Lilier ao volante, no Grande Prémio do circuito de Hockenheimring. Tratando-se de um veículo completamente diferente dos que se vendiam nos stands, este Golf recebeu várias modificações. Começando pelo motor, foi inicialmente homologado com o quatro cilindros 1.6 lt que chegava aos 165 cavalos de potência. Mais tarde, esta motorização foi substituída pelo 1.8 lt, bem mais evoluído, que chegava aos 175 cavalos.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Este Volkswagen Golf foi restaurado em 2011

No que toca a estética, perdeu os para-choques, mas ganhou uma asa dianteira de grandes dimensões e proteções das cavas de roda mais pronunciadas. A preparação inclui jantes BBS em dourado, suspensão trabalhada e sistema de travões de competição. Por fim, esta unidade ficou na família Nothelle desde a criação e, em 2011, Marcus Nothelle decidiu restaurar o veículo. O anúncio refere que este Volkswagen Golf se encontra em excelentes condições e está pronto para ser utilizado em pista. Este é um veículo que vai, certamente, captar as atenções nos track days.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça o carro de corrida.

Fotos: RM Sotheby's

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top