Mate saudades do primeiro Volkswagen Golf de competição
O primeiro Volkswagen Golf de sempre saiu da fábrica em 1974. Desenhado por Giorgetto Giugiaro da Italdesign, ficou conhecido como um modelo a pensar nas massas.
O primeiro Volkswagen Golf de sempre saiu da fábrica em 1974. Desenhado por Giorgetto Giugiaro da Italdesign, ficou conhecido como um modelo a pensar nas massas. Hoje é um nome de grande sucesso não só para a marcas, mas também no mundo. Agora, surge num leilão da RM Sotheby’s aquele que é considerado o primeiro Golf preparado para competição. A história do exemplar deste artigo começa em 1975, apenas um ano depois do lançamento do modelo. A criação foi feita por Rolf Nothelle que apresentou em Zolder, Bélgica, o pequeno “foguete” vermelho. Mais tarde, de destacar a conquista do primeiro lugar, com Bernd Lilier ao volante, no Grande Prémio do circuito de Hockenheimring. Tratando-se de um veículo completamente diferente dos que se vendiam nos stands, este Golf recebeu várias modificações.
Junte-se ao Automundo no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
Mate saudades do primeiro Volkswagen Golf de competição
Começando pelo motor, foi inicialmente homologado com o quatro cilindros 1.6 lt que chegava aos 165 cavalos de potência. Mais tarde, esta motorização foi substituída pelo 1.8 lt, bem mais evoluído, que chegava aos 175 cavalos. No que toca a estética, perdeu os para-choques, mas ganhou uma asa dianteira de grandes dimensões e proteções das cavas de roda mais pronunciadas. A preparação inclui jantes BBS em dourado, suspensão trabalhada e sistema de travões de competição. Por fim, esta unidade ficou na família Nothelle desde a criação e, em 2011, Marcus Nothelle decidiu restaurar o veículo. Foi vendido por 93 mil euros.
Percorra a galeria e conheça o carro de corrida.
Fotos: RM Sotheby's