Quais os veículos mais adequados para cada tipo de negócio?
Conhecer as necessidades do seu negócio é o primeiro passo para escolher o veículo ou conjunto de veículos mais adequados.
Diferentes segmentos de negócio têm diferentes necessidades de transporte. Uma empresa de transporte de passageiros não terá uma frota igual a uma empresa de transporte de mercadorias. Conhecer as necessidades do seu negócio é o primeiro passo para escolher o veículo ou conjunto de veículos mais adequados. E, com a quantidade de tipos de veículos que há no mercado, encontra facilmente um que se adeque. As viaturas comerciais, por exemplo, são a escolha número um das empresas que fazem deslocações diárias.
O Renault Clio, Opel Corsa ou o Seat Ibiza são clássicos neste tipo de negócios, mas se preferir optar pela versão premium, o BMW Série 1, o Audi A3 e o Volkswagen Golf são muito usados. As carrinhas de transporte de passageiros são a escolha mais indicada quando a empresa fornece o transporte aos seus colaboradores. Neste setor, os veículos mais usados são o Mercedes Sprinter Tourer, Citroën Jumper Minibus e Peugeot Expert Combi.
No caso do transporte de alimentos frescos e pão, a carrinha deve ser transformada para garantir o correto transporte desses produtos. O Renault Master 100% elétrico é um veículo com uma autonomia muito boa, vale a pena dar uma vista de olhos. As carrinhas de caixa aberta são uma excelente escolha para o transporte de materiais de construção, agricultura e outros. Ao optar por um veículo de caixa aberta, como a Iveco com caixa aberta, as cargas e descargas tornam-se muito mais práticas e ajudam-no a não perder tanto tempo. Diferentes carrinhas da marca têm diferentes cargas. Além de escolher o tipo de veículo que suprima as necessidades do seu negócio, quais são os outros pontos a ter em consideração durante a compra? Seguem-se algumas dicas.
Como escolher o veículo ideal para o seu negócio? Tome atenção a estes 6 pontos.
1. Consumo de combustível
Antes de qualquer investimento é importante ter em conta o combustível usado porque esse gasto pode ajudá-lo a poupar todos os meses. Este ponto é válido para negócios que fazem transportes de longas distâncias. Os consumos são divulgados pelos fabricantes, só tem de fazer os cálculos. Ao fazê-los, tenha em conta os gastos que terá por dia, mas também por mês e por ano. Saber os preços dos combustíveis no momento também é um fator importante.
2. Manutenção do veículo
Cumprir as regras relativas à manutenção do novo veículo é uma forma de prevenir quaisquer avarias que além de resultarem num gasto inesperado para a empresa, também podem afetar o dia de trabalho. Alguns fabricantes têm pacotes com preços fixos para essas manutenções, basta fazer uma pesquisa para ficar com a ideia. Esses pacotes costumam incluir pelo menos as manutenções básicas.
3. Carga suportada
Que tipo de mercadorias costumam ser transportadas e qual a carga média que precisa de transportar por viagem? Escolha um veículo que seja compatível em questões de volume e carga com as necessidades do negócio. A Peugeot Expert, por exemplo, suporta cerca de 1500 quilos e a Iveco Daily 65C21 de caixa aberta suporta 3600 quilos. Dê atenção às informações do veículo escolhido e, se possível, vá conhecer o veículo de perto antes de o comprar. A quantidade de eixos também é um dado importante porque são estes que vão permitir a distribuição uniforme da carga.
4. Conforto no interior do veículo
Se os funcionários vão passar muito tempo a conduzir o veículo, o conforto também passa a ser um ponto importante por garantir o bem-estar e a produtividade. O nosso conselho é sempre fazer um test-drive e entender como o veículo se comporta nas mais diversas situações diárias. Esse momento também servirá para testar se tem espaço suficiente no veículo e se será confortável conduzir por várias horas.
5. Design
O design do veículo não é um ponto muito importante em alguns setores de negócio, mas em outros pode impressionar o cliente e trazer uma imagem positiva, o que aumenta os lucros da empresa. Outra questão a ter em consideração é que o novo transporte fará publicidade ao seu negócio com regularidade. Escolha com algum cuidado.
6. Custo do veículo
Decida qual o seu orçamento e tenha em consideração todos os pontos relativos ao custo do veículo, nomeadamente a compra do veículo, os custos de manutenção e o preço que poderá gastar com o combustível. Pense sempre a longo prazo e no quanto o veículo lhe pode ajudar a poupar.
Com estas dicas, acreditamos que possa comprar um bom veículo e que se adeque às necessidades do seu negócio.