Artigo de Equipa Automundo
04-08-2022

As necessidades de mobilidade estão a mudar à medida que cresce o número de pessoas a viver e a trabalhar em áreas urbanas, aumentando a necessidade e a procura de soluções de transporte personalizado. É assim que surge a primeira Seat MÓ eScooter 125 totalmente elétrica, que sob um design moderno e compacto, é um veículo desenhado para responder àquilo que a nova geração precisa, oferecendo um método acessível e conveniente para se deslocar nas áreas urbanas e subúrbios. Alimentada por um motor elétrico de 7kW (potência máxima: 9kW), equivalente a um motor de combustão de 125cc, oferece a aceleração e velocidade máxima perfeitas para as grandes cidades.

Por trás do design compacto e moderno da Seat MÓ eScooter 125, está um veículo desenvolvido para responder às necessidades de quem procura um método de transporte acessível, sustentável e conveniente. Seguindo os rigorosos critérios da marca, e dando muito valor ao design aliado ao conforto, a nova scooter 100% elétrica usa o design a seu favor, conseguindo ter a conveniência de que qualquer veículo em duas rodas precisa, com um banco a medir 805mm de altura, sendo prático para uma enorme variedade de condutores. A partir do momento em que o condutor se senta, percebe que a MÓ eScooter 125 foi desenhada para proporcionar a condução mais envolvente possível.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

A eScooter tem um ecrã digital onde são mostradas as informações e dados mais importantes, incluindo: velocidade, estado da carga da bateria e respetiva temperatura, motor e inversor, modos de condução, velocidade média e autonomia, de uma forma clara. Tem a altura total de 1.559mm (1.093mm sem para-brisas), largura de 722mm – sendo muito fácil movimentar-se em ruas apertadas ou no trânsito congestionado – e o comprimento total de 2.026mm. Este comprimento é o necessário para que o condutor esteja confortável e também é o suficiente para levar um passageiro. Além disso, as barras de apoio coloridas ajudam a aumentar a segurança do passageiro.

Seat MÓ eScooter 125 chega às cidades portuguesas

A estética da Seat MÓ eScooter 125 é definida pelas suas linhas vincadas e realçada pela suspensão frontal, pela roda dianteira de 15″ e a traseira de 14″, que assentam na distância entre eixos de 1.427mm. Vem equipada com fárois full LED para melhorar a segurança e a visibilidade. O farol LED redondo e as luzes diurnas integrados na carroçaria marcam a frente, enquanto a elegante iluminação LED traseira ajuda a manter o estilo da scooter e evidencia o design posterior. Por trás dos comandos, o vidro frontal confere ao condutor uma boa proteção aerodinâmica, direcionando o fluxo de ar para cima. Na parte de baixo, tem um descanso lateral e central, facilitando o estacionamento e o armazenamento, seja em casa ou em viagem.

A eletrificação é a chave para entregar o que o futuro exige, mas nem sempre é prático usar um automóvel elétrico como meio de transporte, e esta é a razão pela qual a Seat MÓ eScooter 125 se enquadra na perfeição naqueles que serão os veículos do futuro. Está equipada por um motor elétrico avançado que produz 7kW de potência (9kW de potência máxima) – equivalente a um motor de combustão tradicional de 125cc – e 240Nm de binário. Integrado na roda traseira, o motor oferece a performance necessária para percorrer as ruas da cidade, à velocidade máxima de 95km/h, mas o mais importante, é permitir atingir os 50 km/h em apenas 3,9 segundos. Velocidade e resposta ideal para circular na cidade e para o pára-arranca do trânsito urbano.

Motorização e chassis: zero emissões, perfeita para a cidade

Parte da sua elevada performance é alcançada pelo seu peso baixo – apenas 152 kg – que ajuda a scooter totalmente elétrica a ser incrivelmente dinâmica e fácil de manobrar quando as estradas estão congestionadas, fazendo com que a chegada ao destino seja o mais rápido e o mais tranquilo possível. A Seat MÓ eScooter 125 também inclui uma marcha-atrás, para auxiliar o estacionamento ou para simplificar as manobras, que impliquem recuar.

A eScooter 125 totalmente elétrica tem rodas dianteiras 120/70-15 e traseiras 140/70-14 com discos de travão de 260 mm e 240 mm, respetivamente, e amortecedores hidráulicos dianteiros e traseiros para proporcionar o passeio ideal; bem como a integração de um Sistema de Travagem Combinada para garantir ao condutor controlo total. A scooter inclui três modos de condução: Eco, City e Sport, para que o condutor possa selecionar o que melhor corresponde às suas necessidades, proporcionando uma condução digna do nome da marca espanhola. No modo Eco a scooter tem uma velocidade e aceleração reduzidas. Permite economizar e circular de uma forma mais descontraída.

Veja também: Suzuki Jimny, até ao fim do mundo e mais além

O modo City permite ao condutor ter uma velocidade controlada, proporcionando ao veículo uma boa performance e um consumo mais equilibrado. E finalmente, no modo Sport, a aceleração e a velocidade aumentam, oferecendo mais força e velocidade em casos específicos e travagem mais regenerativa. A MÓ eScooter 125 eleva a funcionalidade a outro nível graças à sua bateria amovível tipo trolley e facilmente transportável. A bateria de iões de lítio de 5,6 kWh, com alta densidade energética, pesa 41 kg, e atinge a autonomia até137 km com um carregamento único, com base no ciclo oficial de testes. A bateria pode ser carregada colocada no veículo ou ser retirada da SEAT MÓ eScooter 125 e ligada a uma tomada doméstica/convencional. Para ficar totalmente carregada a bateria demora 6 a 8 horas a partir de uma fonte doméstica.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados