Artigo de Equipa Automundo
14-04-2021

É um tema que tem dado que falar um pouco por todo o mundo, mas existem pessoas que ainda não estão familiarizadas com a Starlink, de Elon Musk. E podemos começar por dizer que é um serviço que ficará disponível em Portugal já a partir de junho, ainda que não esteja ao alcance de todos. Mas já chegaremos a essa parte.

Leia ainda: Cortiça portuguesa presente nos foguetões de Elon Musk

A Starlink é um género de operadora de internet em que o sinal se espalha através de satélite. É um serviço que acaba por ser muito eficaz em locais recônditos. Nos quais a internet por cabo, ou mesmo a móvel, ainda não está disponível. O mesmo se aplica a locais que acabam por não ser atrativos do ponto de vista económico, o que faz com que serviços de internet acabem por não ser os melhores.

SpaceX não tem ligações para todos os interessados

Ao longo dos últimos anos, a SpaceX, empresa aeroespacial de Elon Musk, tem colocado um vasto leque de satélites em órbitra. Neste momento, são mais de 1300 aqueles que compõem a constelação da Starlink. Estes destacam-se por estarem colocados numa órbita baixa. Trocando isto por outras palavras, é algo que faz com que a empresa possa providenciar velocidades de acesso em tudo parecidas à banda-larga.

Recorda-se de termos dito que é um serviço que não está ao alcance de todos? Pois bem, existem dois motivos para que isso aconteça. Um deles é o preço. A antena parabólica tem um custo de 500 euros e a mensalidade é de 100 euros. Além disso, a SpaceX já fez saber que não tem ligações disponíveis para todos os interessados. Como tal, só os primeiros terão acesso ao serviço que ficará disponível em Portugal no final de junho.

Fotos: DR

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top