Artigo de Equipa Automundo
02-12-2022

Para muitos, o Toyota 2000GT é o primeiro supercarro japonês. Tudo começou em 1964 quando a marca nipónica, em conjunto com a Yamaha, decidiu criar um Gran Turismo (GT). Shoichi Saito assumiu a produção e não poupou esforços. “Não vamos produzir apenas um 2000GT, vamos criar o melhor carro do mundo”, referiu na altura Soichi Saito. Um ano mais tarde, em 1965, o projeto tornou-se realidade com a apresentação do protótipo 280 A1 no Salão Automóvel de Tóquio. Esta unidade com o chassis número MF10-10100, foi mantido pelo primeiro dono, o piloto Otto Linton, durante 30 anos. Após esse período, foi restaurado pelos especialistas Maine Line Exotics. Este modelo foi vendido pela RM Sotheby’s por mais de 900 mil dólares.

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Com o típico visual GT, e faróis escamoteáveis, o Toyota 2000GT destaca-se pelo capot de enormes dimensões. Debaixo dele encontra-se o seis cilindros em linha 2.0 litros que chegava aos 150 cavalos e uma velocidade máxima de 220 km/h. Hoje é um dos desportivos mais acarinhados pelos fãs de carros japoneses. No total, foram produzidos 337 carros, durante três anos, sendo que o último saiu da fábrica em 1970. Para além disso, serviu de orientação para alguns dos desportivos modernos da marca nipónica, como por exemplo, o Toyota Supra.

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Percorra a galeria e conheça este exemplar do Toyota 2000GT.

Fotos: RM Sotheby's

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