Artigo de Guilherme André
24-08-2020

Se há carros que dispensam apresentações, este é certamente um deles. Quando se fala em Volkswagen Golf GTI, é praticamente impossível que alguém diga “que carro é esse?”. Ainda assim, vamos recuar até 1975, o ano de “nascimento” do primeiro Golf Gran Turismo Injektion, também conhecido por GTI. Foi no Salão Automóvel de Frankfurt que a marca alemã decidiu levar um modelo que se diferenciava por uma asa dianteira e alguns detalhes diferenciadores que embelezavam a carroçaria desenhada pelo mítico Giorgetto Giugiaro. Em suma, parecia um Golf… normal. Porém, estava longe de o ser.

Volkswagen Golf GTI foi lançado com motor 1.6 litros

Bastava abrir o capot para perceber que este era um carro especial. Esta equipado com o 1.6 litros que recorria à inovadora Bosch K-Jetronic, que equipava o Audi 80 GT, e que debitava 110 cavalos. Isto permitia acelerar dos 0 aos 100 em cerca de nove segundos, enquanto a velocidade máxima era de 182 km/h. Para os valores atuais parece pouco, contudo, era um valor realmente bom para a época. O Volkswagen Golf GTI caracterizava-se por um carro dinâmico em estrada devido ao baixo peso. Mais tarde, numa segunda fase de lançamento, o Golf GTI surge com um motor 1.8 litros que aumentava a potência ligeiramente a potência e melhorava a típica aceleração para perto dos oito segundos.

Veja o vídeo:

Leia ainda: Fiat Uno Turbo i.e., o pequeno diabo com rodas que marcou os anos 90

De um modo geral, o Volkswagen Golf lançou quase uma moda com a sigla GTI. Depois deste foram vários os que adotaram esta designação, como por exemplo o Peugeot 205, e todos eles indicavam um desportivo. O conceito fez tanto sucesso que conhecemos há pouco tempo a oitava geração do Golf GTI. Será que este carro tem fim? Para o bem do mundo automóvel, esperamos que não. Por fim, se está interessado em adquirir um saiba que o estatuto de clássico aumentou substancialmente o valor. Hoje em dia são cada vez mais raros e dispendiosos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e recorde o desportivo alemão.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top