Artigo de Bruno Seruca
18-10-2019

Bernardo Sousa, que já foi campeão nacional de ralis, foi suspenso por dois anos depois de acusar cocaína num controlo antidoping. Quem o confirmou foi a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado revelado pela FPAK, o controlo teve lugar no rali Sical, a terceira prova de Campeonato Açores de Ralis. Prova que aconteceu nos dias 7 e 8 de junho de 2019. Acabou por ser detetada cocaína, um estimulante proibido em competição, no piloto madeirense.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Numa fase inicial, Bernardo Sousa justificou o controlo positivo com o consumo de uma substância médica. “Por motivos relacionados com dificuldades respiratórias, utilizei um medicamento inalável que melhor a atividade brônquica e pulmonar. Reconheço, agora, que o terei feito, inadvertidamente, em doses supraterapêuticas, que redundaram num controlo positivo”, escreveu nas redes sociais a 9 de julho.

“É um momento difícil mas é com toda a serenidade e respeito que aceito esta decisão”

Mais tarde, e durante o processo, Bernardo Sousa acabou por assumir ter consumido cocaína numa festa que decorreu na Costa da Caparica. Inicialmente, o Conselho de Disciplina da Federação propôs uma sanção de um ano, com seis meses de pena suspensa. Só que a Autoridade Nacional Antidopagem alterou a pena para dois anos. Sendo que será tido em conta o tempo de suspensão preventiva já cumprido pelo piloto.

Leia ainda: Estoril Classics, o fim de semana onde houve adrenalina, raridades e lendas do desporto

Entretanto, Bernardo Sousa já reagiu à decisão nas redes sociais. “É um momento difícil mas é com toda a serenidade e respeito que aceito esta decisão! Nada me fará desistir de um dia voltar. É hora de refletir e redefinir novos objetivos para um futuro que parece ter novas portas para mim, e continuar focado no trabalho que estou neste momento a fazer. Obrigado a todos aqueles que me ajudaram”, partilhou no Instagram.

Fotos: Reprodução Instagram

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top