Artigo de Hugo Mesquita
09-08-2019

Uma mota com um motor especialmente concebido para um helicóptero. É esse o projeto da Tarso Marques Concepts (TMS), a empresa de personalização de veículos do antigo piloto brasileiro Tarso Marques que ganhou vida. A equipa recorreu a uma unidade Rolls-Royce Model 250, que fora originalmente concebida para helicópteros em 1965, para utilizar como peça central. É a menina bonita da TMS, que a batizou de Dumont. Uma homenagem a um dos pioneiros da aviação, o brasileiro Alberto Santos Dumont.

Leia ainda: Este é o Audi e-tron mais barato que pode comprar

O motor foi reconstruído pela Universidade Tuiuti do Paraná e passou a debitar “apenas” 300 cv. No entanto, longe do potencial de quando fora projetada para helicóptero, mas ainda assim potente para um veículo de duas rodas. A adrenalina extrema está garantida.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Este é um projeto pessoal do próprio Tarso Marques, com mais de 15 anos. Tem impressionado de tal forma que, nos Estados Unidos, foi o vencedor da Daytona Bike Week. Este é um dos maiores encontros de motociclistas em todo o mundo.

Passado na Fórmula 1 para o piloto brasileiro

Quando jovem, o brasileiro Tarso Marques parecia ter tudo para brilhar nas principais provas de carros do mundo. Foi numa prova em Portugal, uma corrida de F-3000 no circuito do Estoril, que despertou a cobiça da – na altura equipa da F1 – Minardi. No entanto, a aventura acabou por não correr de feição ao piloto. Num total de 24 GP não conseguiu conquistar qualquer ponto.

Veja também: Peugeot modifica um 3008 para atacar os trilhos do Vietname

Mudou-se para os Stock Car, mas também aqui deixou algo a desejar. Encontrou então outra vocação, que também envolve motores e velocidades, e agora sim, conseguiu mostrar-se como um dos melhores do mundo. Criou então a TMS.

Conheça na galeria a criação daTarso Marques Concepts.

Fotos: D.R.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados