Artigo de Guilherme André
16-12-2019

A Porsche é conhecida por criar carros de luxo, mas também gosta de aventura. Quer seja no Paris-Dakar, Transsyberia Rallye, campeonato alemão de ralis ou no Safari Rallye, a marca alemã não deixou dúvidas que sabe criar máquinas capazes de brilhar fora de estrada. Para celebrar os vários feitos no mundo do todo-o-terreno, a Porsche decidiu criar um vídeo onde elegeu os cinco melhores carros nesta categoria.

Pintura da Rothmans da Porsche tornou-se mítica no desporto automóvel

A lista começa com o Porsche 911 que venceu o Paris-Dakar em 1984. Esta lenda bem conhecida pelos fãs de velocidade foi o primeiro 911 a utilizar tração integral. Para além disso, está equipado com suspensão levantada, proteções off-road, pneus cardados e a mítica personalização da Rothmans. Este também é conhecido como o Porsche 953 e foi feito apenas para esta prova.

Leia ainda: Opel acelera desenvolvimento do Corsa-e Rally, o seu elétrico para os ralis

De seguida destacam o Porsche Cayenne S Transsyberia. Com este, o fabricante alemão quis provar que o SUV era robusto o suficiente para aguentar quaisquer condições de estrada. Assim, o Cayenne não só participou no Transsyberia Rallye como o venceu e conquistou os primeiros seis lugares em 2009. Debaixo do capot, estava equipado com o motor 4.8 lt V8 da versão GTS. No terceiro lugar falam do Porsche 924 GTS. Este foi, de acordo com a Porsche, o carro que introduziu motores turbo no mundo dos ralis, algo que alterou o desporto. Graças a isto, ganhou com relativa facilidade o campeonato alemão de ralis.

Veja o vídeo:

O 911 Safari surge logo depois e não é de estanhar o porquê. O Safari Rallye é uma das provas mais duras do desporto motorizado. No entanto, em 1978 a Porsche decidiu criar duas unidades 911 Safari para concorrer na prova. Infelizmente, um dos dois sofreu de um diferencial traseiro partido, mas conseguiram resolver. Não chegou para vencer a prova, contudo, a Porsche foi a única equipa a conseguir chegar ao fim com os dois carros. Terminou em segundo e terceiro lugar. Por fim, a Porsche destaca o 911 GT3 de rali. O carro é conduzido por um casal no campeonato alemão de ralis e tem uma pintura estilo zebra que é a imagem de marca deste casal.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeria e conheça os melhores carros de rali da marca alemã.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top