Estes são os grandes campeões dos últimos 30 anos
De Rossi a Schumacher, passando por Loeb, reunimos os campeões com maior número de títulos nos principais campeonatos mundiais.
Nas últimas três décadas, quer em duas rodas, quer em quatro, são vários os campeões que conseguiram revalidar, por várias vezes, os seus títulos. De Rossi a Schumacher, passando por Loeb, reunimos os campeões com maior número de títulos nos principais campeonatos mundiais.
No mundo dos ralis, é reconhecida aos países nórdicos uma grande capacidade de “produzir” grandes pilotos. Nomes como Alén, Blomqvist e Mikkola são disso exemplo. No entanto, não é menos impactante a relevância que o nome Sébastien teve nas últimas 15 temporadas do WRC.
Sébastien, o nome que é sinónimo de talento para os ralis
Com nove títulos conquistados consecutivamente, entre 2004 e 2012, Sébastien Loeb é o campeão dos campeões. E ganhou sempre ao volante de um Citroën. Os primeiros três títulos foram conquistados com o Xsara WRC, os quatro seguintes com o mais evoluído C4 WRC e os dois últimos com o DS3 WRC.
Leia ainda: Tecnologia híbrida chega aos carros do WRC
No período “pós-Loeb”, as classificativas do campeonato do mundo de ralis têm sido igualmente dominadas por um Sébastien, Ogier. O piloto francês é o atual campeão em título e soma já seis campeonatos consecutivos desde 2013. Integrou a equipa Volkswagen até 2016, tendo vencido quatro títulos com o Polo WRC, inclusivamente no ano de estreia da marca alemã. No entanto, em 2017, Ogier mudou-se para a Ford e ao volante do Fiesta WRC preparado pela M-Sport de Malcolm Wilson venceu dois títulos.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
O terceiro piloto com mais campeonatos ganhos nos últimos 30 anos é Tommi Mäkinnen. O atual responsável pela equipa da Toyota Gazoo Racing venceu quatro campeonatos seguidos na década de 90. Embora hoje vista a camisola da Toyota, entre 1996 e 1999 Mäkinen defendeu as cores da Mitsubishi ao conduzir as várias evoluções do Lancer.
Na Fórmula 1, Hamilton aproxima-se de Schumacher
Seja pela nacionalidade dos pilotos ou das equipas vencedoras, o domínio alemão tem sido uma constante na Fórmula 1. Michael Schumacher é o piloto com mais títulos. São sete campeonatos conquistados, dois com a Benetton, ainda nos anos 90, e cinco com a Ferrari, de 2000 a 2004. Assim, quem mais se aproxima de Schumacher é o atual campeão em título, Lewis Hamilton. O britânico venceu já cinco campeonatos e fê-lo sempre com um motor Mercedes. Em 2008, integrado na estrutura da equipa McLaren, mais recentemente com a equipa da marca de Estugarda. Tal como no WRC, também nos circuitos da Fórmula 1 o nome Sebastian significa títulos. O alemão Vettel é o responsável pelos quatro campeonatos consecutivos que a equipa Red Bull venceu entre 2010 e 2013.
Veja também: Dovizioso, o piloto italiano que não quer seguir as pisadas do compatriota Rossi
Nas duas rodas, Rossi ainda lidera
Considerando a categoria máxima do campeonato do mundo de motociclismo, Rossi ainda segue na frente da lista de pilotos com mais títulos. O italiano ganhou consecutivamente, de 2001 a 2005, três campeonatos com a Honda e outros dois com a Yamaha. Mais tarde, ainda com a Yamaha, voltaria a vencer mais dois títulos. O segundo lugar é partilhado por Mick Doohan, com vitórias consecutivas entre 1994 e 1998, e pelo campeão em título Marc Márquez, também com cinco títulos de campeão do mundo. Quer o piloto australiano, quer o espanhol, foram sempre campeões em cima de uma Honda.