Artigo de Guilherme André
21-04-2020

A lenda Ayrton Senna começou a fazer história na Fórmula 1 ao conquistar a primeira vitória de sempre há 35 anos, no dia 21 de abril de 1985. Para nós portugueses aficionados por desporto automóvel, é um dia ainda mais especial porque este primeiro lugar foi conseguido no GP de Portugal no Autódromo do Estoril, segunda prova do campeonato de 1985.

Leia ainda: 10 mulheres que conquistaram espaço no desporto motorizado

O tricampeão brasileiro, com as cores da Lotus, começou a marcar ritmo desde a qualificação ao conseguir a pole position. Ao lado, surgia um dos grandes rivais da carreira, Alain Prost. No entanto, a corrida também ficou marcada por uma verdadeira tempestade com chuva intensa, algo que não “assustou” Ayrton Senna. Logo na partida, o brasileiro fugiu a toda a concorrência para uma prova a solo. Pelo meio, ainda teve um susto ao passar dos limites e acabou por sair de pista. Ainda assim, depois desse deslize, voltou a concentrar-se e, feitas as contas, deixou o segundo lugar, Michele Alboreto (Ferrari), a mais de um minuto. De um modo geral, o único rival de Ayrton Senna neste dia foi a pista.

Veja o vídeo e recorde a corrida:

Ayrton Senna conseguiu uma vitória que fugia à Lotus desde 1982

Com este feito, que faz agora 35 anos, Ayrton Senna entrou para a história da Fórmula 1, mas também para a do Autódromo do Estoril. Para além disso, conseguiu uma vitória para a Lotus que fugia desde 1982 no Grande Prémio da Áustria. Como se não bastasse, Senna terminou com o domínio da McLaren ao pôr fim a uma sequência de nove vitórias. Mesmo com o dilúvio que caiu sobre o Estoril, Ayrton Senna provou que era um piloto que explorava os limites. Aliás, chegava mesmo a fazer coisas que se pensavam impossíveis de alcançar. É, sem dúvida, um dos melhores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Foto: reprodução

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top