Artigo de João Isaac
30-12-2019

O Iberian Historic Endurance revelou o calendário para a temporada de 2020, bem como novidades de nível técnico para o futuro. Assim, o calendário do Historic Endurance passa a estar dividido em três partes distintas: inverno, primavera e outono. Na primeira, e aproveitando o bom tempo do sul da Europa, o Historic Endurance tem marcado para 1 de Março um fim-de-semana de testes, bem como as duas primeiras corridas da temporada. Este é um regresso a Valência e ao evento “Racing Legends” que vai contar com uma exposição de mais de 900 carros, motas e ainda camiões clássicos. A sessão de inverno termina com a segunda edição do “Exclusive Testing”, dois dias de testes exclusivamente para automóveis clássicos.

Leia ainda: Abarth divulga planos para a época desportiva de 2020

“Em 2020 teremos um novo desafio. As alterações técnicas irão tornar as corridas ainda mais divertidas, com mais carros no mesmo segundo. O calendário foi também mais espaçado. Se tantas equipas estrangeiras vêm ao sul da Europa e fazem dois ou mais eventos sem levarem os carros de volta ao país de origem, as equipas ibéricas com carros bem preparados que nada devem às equipas do norte de Europa, também terão a oportunidade para competir em dois fim-de-semana seguidos e só pagando um transporte”, referiu Diogo Ferrão, responsável pelo Iberian Historic Endurance.

Final de temporada é no Circuito Estoril

A segunda parte da temporada, tem início com o regresso do Jarama Classic, um dos circuitos preferidos dos pilotos, até pela sua localização no centro na península ibérica, acessível a todas as equipas. Este ano, podem inclusivamente seguir para o mítico Grand prix de Pau, conseguindo com um transporte fazer duas corridas seguidas.

Veja também: Fernando Alonso traça objetivos antes de partir para o Dakar 2020

Esta é uma prova que dispensa apresentações, esgotando as grelhas de partida sempre que visitada pelo Iberian Historic Endurance. A segunda parte do calendário passa pelas 3 horas de Spa, no final de junho. Nas últimas três edições participaram mais de 80 equipas de 20 países diferentes. Depois do verão, a última fase do calendário arranca com o Estoril Classic. Esta prova vai manter as corridas de Formula 1, bem como passar a receber as provas da Peter Auto.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

No fim-de-semana seguinte, realiza-se a prova de Jerez de la Frontera, terminando a competição com as corridas dos 250 km do Estoril a 20 e 21 de novembro. As alterações técnicas introduzidas visam equilibrar as prestações e tornar os andamentos dos vários carros mais similares.

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados