Artigo de Guilherme André
17-02-2020

O Mundial de Ralis tem mostrado ao longo da história que a Finlândia consegue formar pilotos com grande regularidade. É o caso da sensação do WRC 2020, o estreante Kalle Rovanperä. O piloto, de apenas 19 anos, tornou-se no mais jovem de sempre a conquistar um lugar no pódio da competição com o Toyota Yaris da Gazoo Racing. Este “roubou” o terceiro lugar no Rali da Suécia ao colega de equipa e seis vezes campeão do mundo, Sébastien Ogier. O mais curioso desta história, é que Kalle conquistou este pódio 19 anos depois do pai Harri Rovanperä ter vencido o mesmo Rali da Suécia.

Kalle Rovanperä começou a brilhar aos oito anos de idade

Com os ralis a correrem-lhe nas veias, Rovanperä começou a despertar a atenção de muitos com apenas oito anos. Isto porque, com essa idade surgiu um vídeo dele a conduzir um pequeno carro como um verdadeiro profissional. Este ficou viral nas redes sociais e tornou-se quase como uma “carta de apresentação” para o que se avizinhava.

Leia ainda: Grande Prémio da China de Fórmula 1 foi cancelado

Como a legislação finlandesa não permite menores a participar em provas de ralis, o jovem foi obrigado a procurar alternativas. Assim, Rovanperä estreou-se em provas oficiais de ralis com apenas 12 anos no Campeonato Júnior da Letónia. Ele era de tal maneira jovem que, no fim das etapas, tinha de ser o co-piloto a levar o veículo nas estradas públicas. Depois de alguns anos a competir nesta prova, chegou finalmente a altura de dar o próximo passo. Em 2017, um dia depois de concluir o 17 aniversário, o jovem passou no teste de piloto. Três semanas depois, estreou-se no rali da Grã-Bretanha, mas o melhor ainda estava para vir. Na última prova do ano, na Austrália, Kalle Rovanperä tornou-se no piloto mais jovem de sempre a vencer um etapa em WRC2.

Veja o vídeo:

Veja também: Ford GT ganha potência e nova edição de homenagem a Le Mans

Depois desse brilhante resultado, não é de estranhar que o mundo dos ralis tenha ficado deliciado. Em 2018 assinou pela Skoda Motorsport que lhe deu um Fabia R5 para participar em WRC2. Nesse ano, conquistou duas vitórias, algo que o ajudou a ficar no terceiro lugar do campeonato.

Em 2020 chegou ao WRC com a Toyota Gazoo Racing

Por fim, em 2020 Tommi Mäkinen, um dos mais prestigiados pilotos de ralis de todos os tempos, e atual diretor da Toyota Gazoo Racing, não quis desaproveitar este jovem talento. Assim, chamou Rovanperä para a equipa e rapidamente se tornou no mais jovem piloto de sempre a vencer uma etapa de WRC. Aos poucos vai construindo o caminho para a glória e, ao que tudo indica, vai faltar pouco tempo para vermos o jovem a conquistar um título de campeonato do mundo.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top