Leclerc vence pela segunda vez e conduz Ferrari a vitória caseira nove anos depois
Na frente a luta foi intensa entre Leclerc e Hamilton até ao momento em que o britânico cometeu um erro na travagem para a primeira chicane. Bottas também tentou, mas nenhum dos Mercedes conseguiu alcançar o Ferrari de Charles Leclerc.
O Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 foi ganho pelo piloto monegasco Charles Leclerc em Ferrari. Esta é a segunda vitória alcançada pelo jovem piloto, depois de ter ganho em Spa, na etapa anterior. Para além disso, este é um resultado de enorme importância para a marca italiana, uma vez que não vencia a corrida de Monza, em frente dos seus fervorosos fãs, desde 2010, na altura, com Fernando Alonso ao volante.
Nem Hamilton, nem Bottas chegaram para o Ferrari de Leclerc
A corrida ficou marcada pelo mau desempenho de Vettel. Este, ao regressar à pista após um pião, acabou por estragar a corrida de Lance Stroll. No entanto, nem a má performance do piloto alemão estragou um grande fim de semana para a Ferrari. Na frente a luta foi intensa entre Leclerc e Hamilton até ao momento em que o britânico cometeu um erro na abordagem à primeira chicane.
Leia ainda: Alpine A110 Rally, o regresso de um nome grande da competição
Nessa altura em terceiro lugar, Bottas vinha a tirar proveito da luta entre os dois da frente para se aproximar. Assim, aproveitou o erro de Hamilton para passar para segundo lugar. As últimas voltas ficaram marcadas pelo ataque do finlandês da Mercedes, mas Leclerc aguentou até ao fim a pressão da dupla da equipa alemã. Destaque, igualmente, para a excelente prova realizada pela Renault que colocou Ricciardo e Hulkenberg na quarta e quinta posição, respetivamente.