Artigo de João Isaac
16-05-2019

A marca italiana está a celebrar o 80º aniversário da vitória na mítica Targa Florio com o Tipo 6CM. A edição de 1939 viu Luigi “Gigi” Villoresi, ao volante deste Maserati, ser o mais rápido. A corrida consistia em 40 voltas ao circuito Parco della Favorita, em Palermo, na Sicília, num total de 228 quilómetros.

Luigi Villoresi não só ganhou a corrida como também estabeleceu a volta mais rápida. Piero Taruffi e Giudo Franco Barbieri fecharam o pódio desse ano, ambos ao volante de Maserati Tipo 6CM. A marca italiana tinha já dominado as duas edições anteriores, garantindo em ambas os três primeiros lugares. Em 1940, Villoresi repetiu a vitória, desta vez ao volante de um Maserati Tipo 4 CL.

Leia ainda: Estes são os pit stop mais rápidos da Fórmula 1

A emblemática prova Targa Florio teve um total de 62 edições, de 1906 a 1977. Por norma, realizava-se nas estradas de Palermo, mas de 1937 a 1940 a prova decorreu em circuito. Durante as duas grandes guerras, a Targa Florio não se realizou.

Conservador por fora, inovador por dentro

O Tipo 6CM foi projetado por Ernesto Maserati e começou a ganhar forma logo em 1935. Visualmente, era bastante convencional. No entanto, incluía vários componentes inovadores para a sua época. O motor é um seis cilindros em linha, 1,5 litros, com dupla árvore de cames à cabeça. O compressor Roots assegura a potência de 175 cavalos. Relativamente ao chassis, este dispõe de suspensão com molas de tensão ajustável. Assim, era possível adaptar o Maserati aos vários tipos de circuito. Também no campo da aerodinâmica foram vários os desenvolvimentos implementados. Exemplo disso é secção dianteira inclinada.

Apenas 27 exemplares do Tipo 6CM foram construídos, de 1936 a 1939. Apesar disso, foram inúmeras as vitórias alcançadas, quer com a equipa oficial, quer com gentleman drivers. O Maserati Tipo 6CM tem o recorde de maior número de vitórias na Targa Florio, com os três primeiros lugares em 1937, 1938 e 1939.

Veja o vídeo do Maserati Tipo 6CM:

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top