Artigo de Equipa Automundo
21-02-2022

A primeira edição do Rally de Portugal aconteceu em 1967; naquela época chamava-se Rally TAP (referência à companhia aérea portuguesa). A prova acabou por atingir um enorme prestígio entre os aficionados e, após seis etapas, passou a fazer parte do calendário do campeonato mundial de ralis organizado pela FIA.

A etapa portuguesa do mundial de rally é considerada uma das mais difíceis do mundo e já trouxe muitas alegrias, e também tristezas, aos amantes deste desporto, devido a várias mortes ocorridas entre o público que assistia e também de pilotos participantes. A 55ª edição do Vodafone Rally de Portugal percorrerá mais de 1.500 quilómetros, sendo 343 km disputados contra o relógio, com um total de 22 classificativas. A competição realizar-se-á entre 19 e 22 de maio, sendo a quarta prova do calendário mundial. Quando a etapa estiver mais próxima, pode ler aqui quais serão os favoritos para a disputa deste ano e quais são as melhores casas de apostas desportivas para apostar.

O último vencedor do Rally de Portugal foi o galês Elfyn Evans com seu Toyota Yaris, mas os recordistas em vitórias são o finlandês Markku Alén, com cinco títulos, ao lado do francês Sébastien Ogier, com o mesmo número de vitórias.

Uma época diferente

O Campeonato Mundial de Rally WRC é uma série disputada em vários países que percorre diversos tipos de terreno, neste ano estará presente em 4 continentes.O WRC (World Rally Championship) terá no calendário deste ano de 2022, um total de 13 provas com uma ainda por confirmar o local. Neste ano, o WRC irá comemorar 50 anos de existência e trará uma grande novidade. Será a estreia de uma nova categoria, a Rally1, disputada com carros híbridos equipados com um motor elétrico de 100 kW. A tecnologia permite que o desempenho atinja 500 cv, além de reduzir acentuadamente as emissões de CO2. Os três carros híbridos serão o Hyundai i20 WRC hybrid, o Ford Puma WRC e o atual campeão o Toyota Yaris WRC.

Esta foi uma grande evolução no regulamento técnico da competição, que trará ainda mais admiradores para esta competição. O Conselho Mundial da FIA também aprovou um fornecedor exclusivo de combustível para a competição até 2024, a P1 Racing Fuels. Este combustível será à base de hidrocarbonetos não fósseis com componentes sintéticos e biocombustíveis. Será o primeiro combustível do seu género a ser utilizado numa competição mundial da FIA.

O início do mundial de 2022, como tradicionalmente acontece, ocorreu em Monte Carlo e foi vencido por um dos maiores vencedores da competição, o francês Sebastien Loeb. Loeb, com o seu Ford Puma Rally1, alcançou a sua oitava vitória no Rally de Monte Carlo, acompanhado pela sua nova navegadora, Isabelle Galmiche. O WRC terminará no mês de novembro no Japão. Neste ano teremos de volta a etapa da Nova Zelândia, que estava fora da competição desde 2012.

Calendário do WRC 2022

Estas são as etapas da época de 2022.
• Rali de Monte Carlo (asfalto) de 20 a 23 de janeiro
• Rali da Suécia (neve) de 24 a 27 de fevereiro
• Rali da Croácia (asfalto) de 21 a 24 de abril
• Rali de Portugal (cascalho) de 19 a 22 de maio
• Rali de Itália (cascalho) de 2 a 5 de junho
• Rali do Quénia (cascalho) de 23 a 26 de junho
• Rali da Estónia (cascalho) de 14 a17 de julho
• Rali da Finlândia (cascalho) de 4 a 7 de agosto
• Local Indefinido de 18 a 21 de agosto
• Rali da Grécia (cascalho) de 8 a 11 de setembro
• Rali da Nova Zelândia (cascalho) de 29 de setembro a 2 de outubro
• Rali de Espanha (asfalto) de 20 a 23 de outubro
• Rali do Japão (asfalto) de 10 a 13 de novembro

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