Artigo de Equipa Automundo
20-10-2022

A 1ª edição do Eco Rally de Lisboa, a 4ª prova do Campeonato de Portugal de Novas Energias, vai para a estrada já no próximo fim de semana e conta com a participação de quatro campeões nacionais de ralis. Bernardo Sousa, Rui Madeira, Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio, que vão fazer a sua estreia nesta nova modalidade de ralis de regularidade, em viaturas 100% elétricas. Sem dúvida que estão reunidas as condições ideais para se realizar o 1º Rally totalmente ecológico na verde capital de Portugal e na grande Lisboa, mais concretamente na maioria das classificativas que já fazem parte do tradicional Rally de Lisboa, nos concelhos de Loures, Vila Franca de Xira, Arruda dos Vinhos, Alenquer, Cadaval e Sobral de Monte Agraço. De salientar que em Lisboa o Eco Rally vai estar e passar em vários locais míticos e emblemáticos, já que o Parque Fechado e Pódio ficarão instalados no Pontão da Marina do Parque das Nações, onde na sexta-feira à tarde terão lugar as verificações documentais e técnicas a partir das 16:00 horas.

Quatro campeões nacionais marcam presença na primeira edição do Eco Rally de Lisboa

No sábado de manhã, pelas 09:30 horas, terá lugar a cerimónia de partida e pelas 18:30 o final da 1ª etapa. No domingo, também pelas 09:30 horas, terá início a 2ª etapa que levará os concorrentes a disputar o único sector seletivo desta etapa, que se vai realizar pelas 10:00 horas no Parque de Monsanto, antes de uma neutralização (de 60 minutos das 10:30 às 11:30 horas) no Jardim Afonso Albuquerque, mesmo em frente do Palácio Nacional de Belém. Após esta neutralização, em Belém, os concorrentes vão percorrer toda a zona ribeirinha de Lisboa, até à Marina do Parque das Nações, onde serão consagrados os vencedores, que passarão no pódio final a partir das 12:00 horas. A distribuição de prémios será ás 12:45 horas.

Leia ainda: Os milhões que cada país paga à Fórmula 1 para ter um Grande Prémio

Nos outros concelhos da região Oeste Portugal, onde os concorrentes vão disfrutar de toda a beleza sénica da zona dos Vinhos de Lisboa, como da mítica Serra de Montejunto e de dois novos troços em Vila Franca de Xira e em Loures, que em 2023 vão fazer parte do Rally de Lisboa e que agora serão aproveitados para serem testados. De destacar que em Vila Franca de Xira, Loures e Arruda dos Vinhos, os concorrentes irão passar mesmo á porta das respetivas Câmaras Municipais e poderão ser cumprimentados pelos Senhores Presidentes de Câmara, assim como em Alenquer onde o Município da “Vila Presépio de Portugal” vai receber todos concorrentes num retemperador almoço, enquanto se realiza a neutralização da 1ª etapa. De salientar que neste concelho de Alenquer serão disputados nada menos, que seis Setores Seletivos, tal é o potencial que este município tem para os ralis.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados