Artigo de João Isaac
09-12-2019

A roda do FIAT 131 Abarth que Markku Alén “perdeu” num acidente na edição de 1981 do Rali de Portugal está à venda no ebay. Após um violento despiste, captado pela lente do fotógrafo Jorge Cunha, uma das rodas do 131 Abarth do icónico finlandês voador soltou-se e levou consigo o sistema de travagem e parte da suspensão. O episódio decorreu na classificativa da Peninha, em Sintra.

Leia ainda: Alfa Romeo Giulia elétrico com mais de 600 cavalos vai atacar ETCR

Markku Alén voltou a reuniu-se com a roda muitos anos depois, tendo inclusivamente assinado a jante da sua máquina de ralis. Esta é uma oportunidade única para coleccionadores e fãs dos ralis e de Alén, estando à venda por 18 mil libras, mais de 21 mil euros.

Veja o vídeo:

Alén é um dos mais emblemáticos pilotos de ralis de todos os tempos, sendo igualmente um dos mais acarinhados pelo público português. Com cinco ralis ganhos, tem o maior número de vitórias em Portugal, uma marca que partilha com Sebástien Ogier. Para além disso, Alén venceu o Rali de Portugal com um FIAT 131 Abarth por três vezes, inclusivamente em 1981, tendo acabado a prova de marcha atrás devido ao acidente.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Percorra a galeira e veja as fotos da roda do FIAT 131 Abarth de Markku Alén.

Foto do acidente: Jorge Cunha

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top