Artigo de Equipa Automundo
10-01-2018

O motor que equipa a versão Quadrifoglio do novo Alfa Romeo Stelvio é o mesmo do Giulia 2.9 biturbo de 510 CV, desenvolvido pela Ferrari, ostentando apenas menos dois cilindros que o V8 do modelo California da casa de Maranello.

Portanto não admira que o Stelvio Quadrifoglio seja atualmente um dos SUV mais rápidos do mercado, a avaliar pelos arranques dos 0 aos 100 km/h em menos de 4 segundos. O gigantesco V6 turbo leva-o mesmo a atingir velocidades da ordem dos 285 quilómetros por hora!

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Para ajudar a “dominar” tantos cavalos de potência, o Stelvio conta com tração às quatro rodas, controlada eletronicamente e tecnologia de segurança suficiente para o manter dentro das linhas do circuito.
Mas, por enquanto, ainda não foi o Quadrifoglio que experimentámos (com muita pena nossa!). Foi sim a versão com motor 2.0 turbo a gasolina, debitando “apenas” 280 CV. E que dizer dele? Queremos mais!

 

Stelvio tem conforto inigualável e prestações de primeira linha

O Stelvio partilha a plataforma com o Giulia que, por sua vez, é partilhada também, com a Maserati, Dodge e Jeep.
O seu nome de referência, Stelvio, deriva de Passo dello Stelvio, uma estrada de montanha localizada no Tirol do Sul (Itália). A estrada é famosa pelas suas 60 curvas, a contornarem os Alpes Orientais. Construída no ano de 1820, é a estrada mais alta da região, a 2757 metros acima do nível do mar.

Este não é o primeiro modelo off-road da Alfa Romeo, mas está a anos luz do seu antecessor, o Matta, dos anos 1950. O primeiro era um todo-o-terreno puro e duro, muito semelhante aos primeiros Willys. O Stelvio está recheado da mais moderna tecnologia, o que lhe confere, também, um conforto inigualável e prestações de primeira linha.

A distribuição de peso do Stelvio é de 50/50 entre os dois eixos e, para se chegar a esta relação, a Alfa Romeo usa alumínio em muitos dos seus componentes. Por exemplo, nos guarda-lamas, portas, capot e diversas partes mecânicas, como a suspensão e travões.

Nos testes de segurança da Euro NCAP, o Stelvio conseguiu a pontuação de 97% no capítulo da proteção de passageiros adultos. No geral, resultados de cinco estrelas muito em parte devido aos seus sistemas de segurança de última geração, como o sistema de travagem de emergência AEB de série ou o sistema de tração integral Q4.

Em termos de design, o Stelvio é… um Alfa Romeo levado ao extremo no seu design. Com acentuadas linhas côncavas na grelha dianteira e musculados guarda-lamas traseiros, de forma a acondicionar os enormes pneumáticos 255 / 45 R20. Tudo equilibrado com um perfeito sentido de proporções e de superfícies harmoniosas.

 

Interior depurado e minimalista, combinando espaço com ergonomia, conforto e estilo

O interior centra-se no condutor, com uma posição de condução elevada, de forma a dominar em qualquer situação a estrada.
Todo o restante interior é depurado e minimalista, combinando espaço com ergonomia, conforto e estilo.
Mas é na inovação tecnológica que o Alfa Romeo Stelvio se destaca, com avançadas soluções técnicas. Exemplo disso é o Sistema de Travagem Integrado (IBS), em estreia mundial, que permite passar dos 100 para os 0 km/h em apenas 39 metros. Ou ainda a Travagem de Emergência Autónoma (AEB) com reconhecimento de peões e o veio de transmissão integralmente em fibra de carbono.

Este modelo é ainda equipado com um sistema de infoentretenimento de fazer inveja, comandado através dos controlos no volante ou num generoso ecrã tátil de 8,8 polegadas, com navegador 3D comandado por um intuitivo manípulo rotativo localizado no túnel central. O sistema dispõe de reconhecimento de voz e de compatibilidade total com qualquer telemóvel com sistema iOS ou Android.

O som do Stelvio é do melhor que possa imaginar. E não estamos a falar do rugido do motor, mas sim no sistema sonoro Harman Kardon, com 14 altifalantes e subwoofer.
Espaço também não falta neste SUV, com uma bagageira generosa, com 525 litros de capacidade, que pode ser aumentada graças à versatilidade do banco traseiro. E os passageiros, quer dianteiros quer traseiros, também não se podem queixar: há muito espaço para arrumar joelhos e objetos dos mais variados tipos.

 

Três modos de condução

De destacar ainda as três modalidades de condução disponíveis, bastando rodar o seletor do sistema Alfa DNA. Este sistema modifica o comportamento e a resposta do veículo. Atua sobre o motor, as relações da caixa e ainda sobre os controlos eletrónicos de estabilidade e de antipatinagem.

Como motorizações, a Alfa Romeo propõe versões do 2.0 turbo a gasolina com 200 e 280 CV. Do lado dos Diesel, o 2.2 é proposto em versões com 160, 190 e 210 CV. O Quadrifoglio é a versão de topo, com mais de 500 CV.

O preço deste modelo começa nos 52 100 euros da versão 2.2 Diesel de 160 CV e acaba nos 128 700 euros do Quadrifoglio.

 

Ficha técnica

Motor: 1995 cm3
Combustível: Gasolina
Alimentação: Injeção direta
Sobrealimentação: Turbo + Intercooler
Potência: 280 CV
Tracção: integral permanente com sistema Q4
Caixa de Velocidades: 8 velocidades automática
Consumos – Misto: 7 L/100 km
Consumos – Extra Urbano: 5.9 L/100 km
Consumos – Urbano: 8.9 L/100 km
Depósito: 64 litros
Emissões de CO2: 161 g/km
Velocidade máxima: 230 km/h
Distância entre eixos: 281.8 cm
Comprimento: 468.7 cm
Largura: 190.3 cm
Altura: 167.1 cm
Peso: 1735 kg

Percorra a galeria e veja as fotos do Alfa Romeo Stelvio 2.0 Turbo.

Texto: Luís Peniche; Fotos: José Manuel Marques

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