E o Fiat 500 cresceu, cresceu, cresceu…
Artigo de Equipa Automundo
09-01-2018

São sete lugares em 4,375 metros de comprimento, com 1,667 metros de altura. Parece pouco? Não é! Dentro deste Fiat 500 L Wagon viaja confortavelmente uma família composta por pai, mãe e três filhos, mais toda a bagagem de férias, na espaçosa mala que pode atingir até 1704 litros de capacidade. Claro que, se viajarem as sete pessoas que este modelo pode transportar, o espaço de bagagem fica consideravelmente reduzido. Mas, mesmo com uma criança ao colo, consegues com apenas uma única mão rebater ou levantar os dois bancos suplementares. Quem tem filhos de colo sabe o jeito que isto dá…

Em termos de motor, este Fiat 500 L Wagon conta os Diesel 1.3 Multijet 16V com 95 CV de potência e com o 1.6 Multijet de 120 CV. Na versão ensaiada, a 1.6, a potência e maleabilidade deste propulsor é mais do que suficiente para qualquer tipo de orografia e permite uma condução rápida e segura nos diversos tipos de estrada.

Mesmo com uma criança ao colo consegues com apenas uma única mão rebater ou levantar os dois bancos suplementares. Quem tem filhos de colo sabe o jeito que isto dá.

 

Segurança é, aliás, a palavra de ordem neste 500 familiar. Para além de ter até sete airbags, possui ainda sistema de travagem automática a baixa velocidade. Na prática, o radar frontal deteta a distância de possíveis obstáculos até aos 30 quilómetros por hora. E age sobre os travões se necessário para evitar uma colisão ou mitigar os seus efeitos. Em termos de estabilidade, pode ter controlo total em situações de emergência e em superfícies escorregadias graças ao controlo eletrónico de estabilidade (ESC). Possui ainda o sistema Hill Holder, que, em subidas, impede que o veículo descaía. Mesmo quando carregas na embraiagem.

Leia ainda: Fiat 500X S-Design: dress to impress

Em termos de segurança, este modelo possui ainda o sistema Electronic Roll Mitigation de última geração. Rreconhece o risco de capotamento e impede que tal aconteça. Para facilidade de estacionamento, assim que é engrenada a marcha atrás, liga-se a câmara traseira, complementada pelo alarme dos sensores de estacionamento.

No interior, bancos em pele, com regulação lombar. Ideal para quem passa muitas horas a conduzir. E um ecrã TFT de 3,5 polegadas permite ver todos os parâmetros necessários, do combustível à temperatura, velocidade e conta-rotações. O volante com comandos integrados permite facilmente controlar todas as funções principais do rádio e algumas do painel de instrumentos. No que concerne ao conforto interior, conta ainda com ar condicionado automático. E também com volante regulável em altura e profundidade, vidros traseiros e retrovisores elétricos com desembaciamento e sensor de temperatura.

Para completar a oferta deste modelo, conta também com rádio tátil Uconnect com ecrã de sete polegadas e ligações externas por USB e tecnologia Bluetooth, faróis de nevoeiro, sensores de pressão de pneus e de luz e chuva, sistema Cruise Control e Start&Stop.

Percorra a galeria e veja as fotos do FIAT 500 L Wagon.

Texto: Luís Peniche

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top