Fomos conduzir o Volvo EX30, o novo SUV 100% elétrico da marca sueca
O novo Volvo EX30 está a ser um grande sucesso e quando acabar de ler este texto vai perceber que não é uma missão complicada para este SUV 100% elétrico.
Como cartão de visita o Volvo EX30 pode ter o facto de ter passado com distinção, que é como quem diz com nota máxima, em todos os testes de colisão do Euro NCAP. Mas a verdade é que este detalhe acaba por ser pouco surpreendente para muitos condutores. Ou não estivéssemos a falar da marca sueca que é imediatamente associada à segurança. Ainda assim, existe muito mais para descobrir no novo SUV 100% elétrico que fomos conduzir.
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Assim que se olha para o Volvo EX30 é impossível não ficar encantado com o design minimalista do SUV. Ao abrir a porta e sentar-se no lugar do condutor fica-se com a ideia de conforto que parece prolongar-se para a condução. Quando se inicia a marcha, a ideia passa a realidade. O que é sempre algo positivo quando estamos a pensar numa viatura para rotinas diárias citadinas. E também para outras viagens mais longas. Mas antes de seguirmos para a condução, realce ainda para o interior do SUV. Que nos remetem de imediato para o minimalismo escandinavo.
Detalhe que pode necessitar de habituação
No que à condução diz respeito, existe um detalhe que poderá ser uma distração para alguns condutores. Que poderá necessitar de habituação a outros tantos. E que será algo bastante apreciado por muitos. Falamos do ecrã tátil de 12,3 polegadas que controla praticamente tudo aquilo que é feito pelo Volvo. A título de curiosidade, até a abertura do porta-luvas é acionada neste ecrã. Que também controla a bagageira, os espelhos exteriores e praticamente todos os comandos. Aliás, são quase inexistentes os botões físicos no Volvo EX30. Para os mais distraídos, são feitos avisos de que o condutor deverá focar-se na condução. Este detalhe não joga contra o SUV. Poderá apenas ser inicialmente estranho para quem não esteja habituado. Mas rapidamente se torna em algo simples, por ser bastante intuitivo.
Por baixo do ecrã está o discreto porta-luvas. E mais abaixo encontra espaço para guardar os mais diversos objetos. Bem como um zona específica para carregar smartphones sem necessitar de qualquer fio. O facto de estar praticamente tudo na zona central do EX30 permite que exista mais espaço para as pernas do passageiro da frente. Já no banco de trás não existe muito espaço. O que acaba por ser algo muito comum neste segmento. Fizemos também o teste com uma cadeira de criança. A aplicação é bastante simples e o espaço é mais do que suficiente neste domínio.
Autonomia do Volvo EX30
No que à condução diz respeito, a aceleração (ainda que não seja o foco do Volvo EX30) consegue fazer corar alguns desportivos. O pedal é bastante responsivo e o do travão também é muito fácil de usar. Quem preferir, pode optar pelo modo “One Pedal Drive” em que praticamente tudo se resume a um pedal. Falando de carros elétricos, é sempre importante destacar a autonomia. E com o Volvo EX30 é possível fazer, num registo citadino, mais de 400 kms (é anunciada uma autonomia de até 476 kms). Em auto-estrada (e dependendo, por exemplo, do uso da climatização) a autonomia pode baixar de forma mais ou menos significativa. Na hora de carregar a bateria, o EX30 está preparado para velocidades de carregamento de até 153 kW em corrente contínua. E de até 22 kW em corrente alternada.
Preço competitivo
Só falta falar do preço. Que começa nos 39.554 euros. O que faz com que a estreia da Volvo no segmento B-SUV seja uma excelente opção para as famílias portuguesas. Em jeito de conclusão, do design ao conforto, passando também pela experiência de condução e autonomia, o Volvo EX30 consegue ter um preço muito competitivo. O que certamente está a ser um ponto diferencial no sucesso que o novo modelo da marca sueca está a ter.
Percorra a galeria e descubra o novo Volvo EX30.
Fotos: Zito Colaço Vídeo: Fábio Lopes