Artigo de João Isaac
10-12-2019

Começo este ensaio ao SEAT Leon Cupra R ST pelo Porsche 911, um ícone da indústria automóvel e um dos desportivos mais respeitados e venerados da história. É um bom exemplo de como ser fiel ao conceito original, evoluindo design, chassis, motores e tecnologia. Dito isto, em qualquer uma das suas gerações, poder de aceleração e dinâmica eficaz sempre foram dois dos seus cartões de visita. A geração designada por 996, lançada em 1997, recorria a um motor boxer com 300 cavalos capaz de o acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de seis segundos.

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Por outro lado, na mesma altura, quem procurasse uma carrinha familiar com mais de 500 litros de capacidade de mala, podia optar por algo como uma ótima Ford Mondeo SW com um competente mas pouco entusiasmante motor Diesel com 90 cavalos. Pois bem, eis que cerca de vinte anos depois, é possível ter os argumentos de ambos num só carro. Logicamente, quer o Porsche 911, quer o Ford Mondeo SW também evoluiram, mas ter 300 cavalos a este preço numa carroçaria familiar, com capacidade para cinco passageiros e quase 600 litros de bagageira, é uma combinação muito apelativa que a Seat soube explorar muitíssimo bem.

Capacidade de tração impressiona tanto como o motor

A versão mais desportiva do Leon ST mantém todas as credenciais familiares da restante gama e não se pense que o nível de conforto sai prejudicado. Graças ao controlo adaptativo da suspensão, é-lhe também possível rolar com subtileza sob piso irregular, por oposição ao modo mais focado na dinâmica. Neste, a Cupra R mantém-se sempre paralela ao asfalto, anulando quaisquer sinais de adorno da carroçaria. Travar, apontar à saída da curva e acelerar a fundo. Simples, rápido e eficaz.

Veja o vídeo:

A resposta do motor e a motricidade do sistema 4Drive são assombrosas, impressionando os passageiros menos habituados à velocidade com que é possível curvar com esta carrinha. O ESP está lá para o ajudar se necessário, mas é possível desligá-lo caso prefira. Há sempre muita tração e eficácia sob aceleração, mas o eixo posterior também se sabe mostrar quando provocado ao levantar o pé do acelerador em conjunto com um decidido golpe de volante, dando alguma liberdade de movimentos à ST e àqueles condutores que a apreciam.

Dos piqueniques em família aos track days

Como referido acima, o motor 2.0 TSI tem um pulmão simplesmente impressionante. Começa desde cedo a mostrar-se, mantendo-se linear na forma como entrega a potência até aos altos regimes. Rouco e potente na forma como se faz ouvir, sabe também ser dócil durante uma condução mais tranquila. Relativamente à transmissão, todos os elogios que a caixa DSG merece não são novidade. Rápida e suave, é uma das grandes responsáveis pelas performances fulminantes deste mais radical Leon ST. Uma das suas habilidades é a função launch control para arranques capazes de nos colar às brutais baquets, confortáveis e com excelente apoio. Igualmente equipado com borracha Pilot Sport Cup 2 da Michelin, este Leon limpa o sprint de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos e, segundo a Seat, só pára de ganhar velocidade quando atingidos os 250 km/h.

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Assim, a este Leon Cupra R ST é verdadeiramente difícil apontar um defeito. Há, certamente, desportivos deste segmento mais eficazes, mais baratos e um pouco mais comedidos no consumo. No entanto, se forem consideradas todas as suas capacidades dinâmicas juntamente com a boa habitabilidade e sentido prático, são realmente poucos os que lhe fazem frente. Caso o dinheiro não seja problema, mas sim o espaço na garagem, esta parece-nos a desculpa perfeita para optar pela Leon Cupra R ST. Conforto para as deslocações diárias entre o trabalho, a escola e o supermercado durante a semana, espaço e segurança para as férias de verão e de inverno, e uma performance acima da média para a pista ao fim de semana. Faz ou não faz sentido como único automóvel para a família e, nos momentos certos, só para si?

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Preço e IUC

Preço base: 56 723 €

Preço da unidade ensaiada: 57 565 €

IUC: 238,66 €

Ficha técnica

Motor e transmissão

Colocação: dianteira, transversal

Cilindrada: 1984 cc, quatro cilindros em linha

Alimentação: injeção direta e indireta, gasolina

Potência: 300 cavalos entre as 5300 e as 6500 rpm

Binário: 400 Nm entre as 2000 às 5200 rpm

Caixa: dupla embraiagem de 7 velocidades

Consumo e performance

Consumo médio declarado: 7,1 lt/100 km

Consumo médio verificado: 8,4 lt/100 km

Aceleração 0-100 km/h: 4,9 segundos

Velocidade máxima: 250 km/h

Dimensões

Comprimento/largura/altura: 4548 mm/1816 mm/1431 mm

Capacidade da mala: 587 litros

Percorra a galeria e veja as fotos do Seat Leon Cupra R ST.

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