Artigo de João Isaac
02-07-2019

Apesar da enorme procura por carroçarias SUV a que a Volvo responde com a bem sucedida família XC e da sua grande experiência no desenvolvimento de excelentes carrinhas como a nova V60, o topo de gama S90 é talvez o modelo que melhor exemplifica a mestria do design atual da marca. Combina, na proporção ideal, elegância e robustez. E isso nota-se pelos comentários de aprovação de quem com ele privou, ainda que por pouco tempo.

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Quanto ao motor, também aí este S90 T8 representa o topo da oferta. Acima dos motores Diesel e do T6 a gasolina, a versão T8 alia eficiência com performance. O motor é o Drive-e 2.0 lt, um quatro cilindros a gasolina, com turbo e compressor. Em conjunto com o motor elétrico, este T8 oferece uma potência combinada de 390 cavalos. A sua capacidade de resposta é imediata. Uma disponibilidade muito bem explorada pela caixa automática Geartronic de 8 velocidades, cujo manípulo em cristal Orrefors é um dos vários detalhes especiais deste S90.

Capacidade de aceleração impressiona

Sendo um híbrido plug-in, este S90 pode ver a sua bateria ser carregada ligando-o a um ponto de fornecimento de energia. No entanto, a energia da bateria também é reposta durante as desacelerações e travagens, transformando a energia cinética em quilómetros de autonomia sem emissões. Através do grande ecrã central de infotainment, é possível selecionar um modo em que o motor de combustão carrega a bateria.

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Foi assim que fizemos o nosso teste do modo elétrico. Depois de cerca de 70 quilómetros percorridos, o indicador de carga dizia que a bateria estava praticamente carregada. Colocámos os quilómetros a zero e tentámos esticar ao máximo a autonomia elétrica, tendo superado a barreira dos 30 quilómetros. Neste percurso a média ficou-se pelos 8,2 lt/100 km.

Veja o vídeo deste ensaio:

 

Excelente conforto de rolamento

O S90 T8 dispõe de quatro modos de condução. Dois mais focados na dinâmica e outros tantos orientados para a economia. Para repetir o teste dos consumos, decidimos selecionar o modo hybrid – o normal, por defeito – e voltar a fazer outra centena de quilómetros sem ter carregado propositadamente a bateria. Assim, colocámos sobre os ombros deste S90 a responsabilidade de gerir da melhor forma a produção e/ou utilização da energia elétrica para concluir o percurso. Desta forma, num circuito equivalente, o computador de bordo registou uma média superior, com 9,2 lt/100 km.

Ao volante é constante a sensação de segurança e de domínio sobre a estrada. O S90 parece imune às imperfeições do piso, filtrando as irregularidades e isolando os ocupantes de pancadas desagradáveis. E isto mesmo estando equipado com enormes jantes de 19 polegadas como as da unidade ensaiada.

Se a condução em cidade é ajudada pela grande disponibilidade do propulsor e pela suavidade da caixa automática de 8 velocidades, é em autoestrada que o S90 brilha. Aqui, rola-se em absoluto silêncio e conforto, sendo uma proposta excelente para as grandes distâncias. Graças ao Pilot Assist, o S90 consegue, também, adaptar a velocidade em função dos carros que segue e manter-se ao centro da faixa de rodagem.

O painel de instrumentos de 12,3 polegadas é totalmente digital

Chegando às curvas, não se pense que o peso elevado e os quase cinco metros de comprimento o deixam desconfortável. O peso está lá, e isso nota-se nas viragens mais exigentes. Ainda assim, o S90 transmite sempre muita confiança, revelando, igualmente, uma capacidade de tração a toda a prova.

Passando ao habitáculo, aqui, o Volvo S90 não impressiona menos do que à sua passagem ou durante a condução. O tablier agrada pela sensação de robustez e serenidade que transmite e ainda pela qualidade de execução. Ao centro destaca-se o display vertical do sistema de infotainment Sensus, com ótimo grafismo e de funcionamento intuitivo. Também o painel de instrumentos de 12,3 polegadas é totalmente digital.

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Quanto a equipamento de conforto, destacam-se elementos como o ar condicionado automático de duas zonas, os excelentes bancos com amplas regulações elétricas e função de memória e o poderoso sistema de som assinado pela Harman/Kardon.

O preço base ligeiramente superior a 75 mil euros faz do S90 T8 um carro para poucas carteiras. Mas considerando tudo aquilo que oferece a nível de eficiência, performance, conforto e segurança, bem como uma elevadíssima qualidade geral presente em todo e cada elemento que o compõe, quer-nos parecer que o preço pedido encontra mais facilmente justificação.

Preço e IUC

Preço: 81 277 €

IUC: 204,21 €

Ficha técnica

Motor e transmissão

Colocação: dianteira, transversal

Cilindrada: 1969 cc, quatro cilindros em linha

Alimentação: injeção direta, gasolina; turbo e compressor

Potência: 390 cavalos às 6000 rpm

Binário: 640 Nm entre as 2200 e as 4800 rpm

Caixa: automática de 8 velocidades

Consumo e performance

Consumo médio declarado: 2,0 lt/100 km

Consumo médio verificado: 8,2 lt/100 km

Aceleração 0-100 km/h: 5,1 segundos

Velocidade máxima: 250 km/h

Dimensões

Comprimento/largura/altura: 4963 mm/1879 mm/1443 mm

Capacidade da mala: 500 litros

Percorra a galeria e veja mais fotos do Volvo S90.

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