Artigo de João Isaac
02-12-2019

A Hyundai divulgou uma lista de dez perguntas e respostas sobre a propulsão elétrica nos automóveis. Segundo dados de um estudo avançados pela marca, cerca de 20% dos condutores de automóveis com motor Diesel ou a gasolina decidem não avançar para a compra de um elétrico porque teriam medo de o conduzir sob condições climatéricas adversas.

Elétricos: dúvidas continuam a persistir

No mercado britânico, apesar do grande crescimento das vendas de veículos elétricos, continuam a persistir as dúvidas e mitos relativamente à utilização de um veículo elétrico. Neste estudo recentemente revelado, foi apurado que cerca de 22% das pessoas não se sentem seguras ao carregar um elétrico e que 18% também não gostaria de os conduzir durante uma trovoada.

Leia ainda: 9 coisas que nunca deve deixar no carro

Assim, de forma a esclarecer um público cada vez mais consciente da importância da transição energética, mas junto do qual ainda persistem algumas dúvidas, a marca coreana apresentou a seguinte lista de perguntas e respostas referentes à utilização de um veículo elétrico.

1 – A autonomia provoca-lhe ansiedade durante a condução?

Não entre em pânico. Um veículo elétrico comum consegue percorrer entre 160 e 320 quilómetros. Outros, como o Kauai EV, conseguem percorrer até cerca de 450 quilómetros.

2 – Fica preocupado por não encontrar um posto de carregamento?

A rede de carregamento nacional inclui cerca de 1680 locais onde pode carregar o seu elétrico. No total, são cerca de 3780 pontos de carregamento.

3 – Acha os veículos elétricos caros?

Os preços têm vindo a baixar. Para além disso, graças ao menor número de componentes móveis e reduzidos custos de manutenção, os veículos elétricos têm um custo de utilização bastante inferior.

4 – Acha que vai ficar desiludido com a performance dos veículos elétricos?

Graças ao seu binário instantâneo, o poder de aceleração de um elétrico é equivalente ou superior ao de um automóvel equipado com motor térmico. O Kauai EV, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos.

5 – Fica preocupado com a ideia de conduzir um elétrico durante uma trovoada ou utilizar uma lavagem automática?

É verdade que eletricidade e água não se devem misturar. No entanto, no que diz respeito aos automóveis elétricos, é perfeitamente seguro utilizá-los em qualquer uma das duas situações.

6 – Acha que a oferta de modelos ainda não é suficiente?

O mercado dos automóveis elétricos está a expandir-se rapidamente. A Hyundai possui uma das gamas eletrificadas mais completas do mercado. Inclui versões totalmente elétricas, híbridas e, no futuro, contará igualmente com modelos com tecnologia de pilha de combustível.

7 – A reciclagem das baterias é uma preocupação?

Sim, é um fator muito importante. No entanto, tal como as baterias dos carros com motor térmico, as dos elétricos são igualmente recicláveis. Podem ser utilizadas para armazenar energia solar ou eólica e parte dos seus elementos podem ser reaproveitados.

8 – Duvida da segurança de um veículo elétrico?

Todos os veículos elétricos são submetidos a exigentes testes de segurança. Para além disso, são igualmente obrigados a cumprir com as mesmas normas de segurança dos restantes automóveis.

9 – Está preocupado com a assistência e manutenção?

Não há motivos para preocupação. A rede está preparada para prestar a devida assistência, quando necessário.

10 – Duvida que um elétrico o satisfaça enquanto condutor, no que diz respeito a prazer de condução?

Não vai ficar desiludido. O ganho de velocidade é imediato assim que se pressiona o acelerador.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Fonte: Hyundai

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top