Artigo de João Isaac
09-01-2020

Seja sob chuva intensa ou sobre neve, conduzir no inverno obriga a cuidados redobrados por parte dos condutores. Assim, de forma a saber como reagir nestas situações extremas, a Skoda decidiu perguntar ao seu piloto oficial Jan Kopecký quais as suas melhores dicas para se fazer à estrada em segurança. Isto porque a bordo de um carro de rali, o piloto está constantemente a ler a estrada, adaptando-se rapidamente às condições de aderência que podem mudar rapidamente.

Leia ainda: 5 coisas importantes para quem vai viajar até uma estância de esqui

Para melhor se prepararem para os meses com clima mais rigoroso, Kopecký aconselha os condutores a aumentarem a distância de segurança para o carro da frente e a adaptarem a velocidade às condições de aderência e visibilidade. No entanto, um conselho que é válido para todos os meses do ano é evitar distrações com o smartphone.

Condução durante o inverno pode obrigar à colocação de correntes nas rodas

Antes de se fazerem à estrada, os condutores devem igualmente consultar a previsão meteorológica e antecipar a partida para evitar conduzir sobre pressão. Antes de sair, devem também garantir que os vidros, tejadilho e capot não têm neve. E claro, a utilização de pneus de inverno não só é aconselhável como em muitos países, obrigatória.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Jaguar Land Rover junta a marca Bowler ao departamento de personalização – Leia a notícia em www.automundo.pt – #automundoportugal #landrover #bowler #v8 #defender

Uma publicação partilhada por automundo.pt (@automundo_pt) a

As melhores dicas para conduzir em segurança no inverno

O piloto da Skoda refere ainda que é extremamente importante manter a calma ao abordar uma estrada escorregadia. A velocidade aconselhada é pelo menos metade daquela indicada para condições ditas normais. Isto porque a distância de travagem pode ser até quatro vezes superior. Durante a condução, todos os inputs abruptos dados na direção, acelerador e travões devem ser evitados a fim de minimizar as reações imprevisíveis do carro.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Para além disso, há acessórios que podem ajudar nestas situações mais delicadas. É aconselhável que mantenha no carro um raspador e uma escova para retirar a neve do veículo. O novo Octavia, por exemplo, vem já equipado de série com estes dois objetos. Para quem vá viajar até à montanha, é essencial utilizar as correntes. No entanto, a sua colocação deve ser praticada antes de serem necessárias. Antes da viagem, deve igualmente ser verificado o nível do líquido do para-brisas, bem como a carga da bateria.

Foto: Skoda

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top