As melhores dicas para conduzir em segurança no inverno
Para melhor se prepararem para os meses com clima mais rigoroso, Jan Kopecký aconselha os condutores a aumentarem a distância de segurança para o carro da frente e a adaptarem a velocidade às condições de aderência e visibilidade.
Seja sob chuva intensa ou sobre neve, conduzir no inverno obriga a cuidados redobrados por parte dos condutores. Assim, de forma a saber como reagir nestas situações extremas, a Skoda decidiu perguntar ao seu piloto oficial Jan Kopecký quais as suas melhores dicas para se fazer à estrada em segurança. Isto porque a bordo de um carro de rali, o piloto está constantemente a ler a estrada, adaptando-se rapidamente às condições de aderência que podem mudar rapidamente.
Leia ainda: 5 coisas importantes para quem vai viajar até uma estância de esqui
Para melhor se prepararem para os meses com clima mais rigoroso, Kopecký aconselha os condutores a aumentarem a distância de segurança para o carro da frente e a adaptarem a velocidade às condições de aderência e visibilidade. No entanto, um conselho que é válido para todos os meses do ano é evitar distrações com o smartphone.
Condução durante o inverno pode obrigar à colocação de correntes nas rodas
Antes de se fazerem à estrada, os condutores devem igualmente consultar a previsão meteorológica e antecipar a partida para evitar conduzir sobre pressão. Antes de sair, devem também garantir que os vidros, tejadilho e capot não têm neve. E claro, a utilização de pneus de inverno não só é aconselhável como em muitos países, obrigatória.
As melhores dicas para conduzir em segurança no inverno
O piloto da Skoda refere ainda que é extremamente importante manter a calma ao abordar uma estrada escorregadia. A velocidade aconselhada é pelo menos metade daquela indicada para condições ditas normais. Isto porque a distância de travagem pode ser até quatro vezes superior. Durante a condução, todos os inputs abruptos dados na direção, acelerador e travões devem ser evitados a fim de minimizar as reações imprevisíveis do carro.
Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook
Para além disso, há acessórios que podem ajudar nestas situações mais delicadas. É aconselhável que mantenha no carro um raspador e uma escova para retirar a neve do veículo. O novo Octavia, por exemplo, vem já equipado de série com estes dois objetos. Para quem vá viajar até à montanha, é essencial utilizar as correntes. No entanto, a sua colocação deve ser praticada antes de serem necessárias. Antes da viagem, deve igualmente ser verificado o nível do líquido do para-brisas, bem como a carga da bateria.
Foto: Skoda