Artigo de Equipa Automundo
29-09-2020

Apesar de o turismo ter sido o sector económico mais afetado pela pandemia, as viagens de autocaravana em Portugal continuaram a crescer significativamente face ao ano transato. O “verão das autocaravanas”, denominação a que muitas entidades e indivíduos associados ao setor se acostumaram a utilizar nos últimos meses, levou efetivamente a que muitos novos viajantes tenham pegado pela primeira vez no volante de um destes veículos. De facto, de acordo com dados da Indie Campers, empresa portuguesa líder no aluguer de autocaravanasa nível europeu, 75% dos portugueses que viajaram com a empresa entre julho e agosto efetuaram a sua primeira viagem numa autocaravana. A empresa estima que esta tendência continuará a registar-se durante os próximos anos, tendo em conta o aumento de popularidade registado pelo setor, nomeadamente junto do mercado doméstico. Uma escolha que permite não só aproveitar as férias e as micro-férias de forma flexível e em segurança, como também promover o turismo nacional.

Dicas para evitar as multas mais comuns quando se viaja de autocaravana

Com o objetivo de ajudar aqueles que se preparam para conduzir uma destas “casas móveis” pela primeira vez, aliado à promoção da segurança na estrada, a Indie Campers preparou 4conselhos para viajar de forma tranquila e evitar multas ao leme de uma autocaravana. A que velocidade devo conduzir? Para além de ser uma das penalizações mais comuns no mundo rodoviário, exceder o limite de velocidade representa um elevado risco não só para a segurança do próprio condutor como também para a de outros veículos.

Leia ainda: Hospedeiras de bordo partilham 9 segredos para que as suas próximas férias sejam perfeitas

Como tal, é essencial não exceder os limites estabelecidos de 120 km/hora em autoestradas e 100 km/hora em vias reservadas a automóveis e motociclos (desde que o veículo não exceda 3.500 kg). Por outro lado, em ambientes urbanos ou em cidades, devem ser sempre respeitados os limites que estão estabelecidos nas diferentes estradas. Como posso evitar multas de estacionamento? É necessário ter bastante cuidado na altura de decidir onde estacionar uma autocaravana. Se o veículo for estacionado num local onde avista de qualquer atividade comercial, monumento ou paisagem seja obstruída, ou ainda onde o movimento de outros utilizadores seja dificultado, é possível que o condutor seja multado.

Será igualmente importante ter em conta que se a autocaravana for estacionada corretamente, é possível comer ou dormir dentro do veículo, a não ser que exista um aviso direto indicando o contrário. Contudo, não é permitido tirar cadeiras ou mesas, estender toldos ou artigos semelhantes, despejar quaisquer líquidos ou fazer ruído. Assim, de modo a evitar a aplicação de coimas, a Indie Campers recomenda que o condutor esteja informado sobre os regulamentos existentes das áreas que pretende visitar, sendo que cada câmara municipal é responsável pelos mesmos.

Os autocaravanistas podem procurar por parques de campismo ou outros locais próximos

Qual é a diferença entre acampar e passar a noite? Tendo em conta a informação anterior, sabe-se que é permitido passar a noite na autocaravanas e não houver um aviso expresso de proibição e caso não seja retirado nenhum elemento na área externa ao veículo(considera-se campismo caso haja a utilização de elementos exteriores tais como mesas cadeiras ou toldos). Deste modo, tendo em conta que a prática de campismo só pode ser realizada em locais autorizados, pode ser aplicada uma multa quando esta regra não for respeitada. O condutor também poderá ser multado se despejar líquidos ou deitar lixo em locais não autorizados.

Posso acampar em áreas protegidas? Em Portugal, segundo o Decreto-Lei n.º 142/2008que estabelece o regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade, a prática de campismo ou autocaravanismo (assim como qualquer outra forma de pernoita) é proibida. Em alternativa, os autocaravanistas podem procurar por parques de campismo ou outros locais próximos destas áreas, nos quais será permitido pernoitar cumprindo todos os regulamentos existentes.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados