Artigo de Equipa Automundo
08-09-2021

Um novo estudo vem dar a conhecer quem é que polui mais e a indesejável distinção foi entregue aos homens. Esta é uma das conclusões de um trabalho publicado no Journal of Industrial Ecology, que teve destaque igualmente na VEJA. É também mencionado que uma alteração nos gastos com alimentação, mobília e férias seria suficiente para a redução de emissões de gases de efeito estufa em algo como 40%.

Leia ainda: Fiat 127, um dos carros que conquistou os portugueses nos anos 70

O estudo, realizado por uma equipa de investigadores do Instituto Ecoloop, sediado na Suécia, mostra ainda que os gastos anuais dos homens são causadores de mais 16% de emissões. Isto quando em comparação com o sexo feminino e com um gasto de dinheiro semelhante. A diferença está em gastos em coisas como gasolina e gasóleo para as viaturas.

Duas alterações podem fazer uma grande diferença

O trabalho comparou ainda homens e mulheres solteiros que vivem na Suécia. Constatou-se que comida e férias são a causa de mais de metade de todas as emissões. Algo que diz respeito aos dois géneros. É destacado que substituir a carne e laticínios por alimentos vegetais era algo que ajudaria a reduzir as emissões em 40%. Isto em conjunto com a utilização de transportes alternativos para as férias, em detrimento dos carros e aviões.

Fotos: Shuttertstock

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top