Artigo de Guilherme André
20-10-2019

O Ferrari Classiche Academy é um curso de condução focado em vários carros clássicos da história da marca italiana. Os participantes desfrutam de dois dias no Circuito de Fioriano, Itália. Com este evento os condutores vão aprender as técnicas usadas para conduzir veículos que foram produzidos antes da “era eletrónica” quando tudo era mecânico.

Leia ainda: Portugal acolhe exposição dos 116 anos de história da Harley-Davidson

Este evento é dividido por diferentes módulos, tanto dentro como fora da pista. Assim, os condutores podem familiarizar-se com características como dinâmica, caixa de velocidades, gestão de curvas e outros aspetos da condução. Para além disso, contactam de perto com dados históricos da marca como registos ou desenhos dos carros de outras épocas.

Como é composto Ferrari Classiche Academy?

O evento começa com uma introdução prática dos automóveis utilizados no evento. Ou seja, quatro 308 GTB e GTBi com várias alterações mecânicas, face ao modelo base, e um Mondial 3.2. Os veículos são analisados num elevador com o objetivo de mostrar os mais variados componentes. Mais tarde, fazem uma visita guiada pelas instalações onde os participantes podem ver o arquivo técnico, desenhos e relatórios de corridas.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Passando para o que realmente interessa, a pista, os instrutores dão um breve descrição das técnicas de condução de carros manuais sem assistência eletrónica. Aqui inclui-se apontamentos como “ponta e tacão” ou “double clutch”, este segundo que consiste em pisar a embraiagem, meter em neutro, pisar de novo a embraiagem e meter a seguinte mudança. Ainda assim, estas duas técnicas podem ser combinadas.

Veja também: Mercedes-Benz celebra 40 anos do Classe G com exposição especial

Por fim, os condutores, acompanhados pelos instrutores, metem à prova tudo o que aprenderam numa série de sessões de condução, com diferentes níveis de dificuldade. Desde condições adversas como pista molhada, ou dominar o veículo em curva. Segundo a marca, o próximo Ferrari Classiche Academy vai decorrer na primavera de 2020.

Percorra a galeria e veja fotos da última edição do evento da Ferrari.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top