Artigo de Equipa Automundo
19-11-2021

Nos últimos anos, usar a bicicleta para deslocações ou para passear tem vindo a tornar-se muito popular. Um olhar rápido no Google Trends mostra também um crescente interesse por bicicletas nos últimos tempos. A pandemia veio apenas acelerar uma tendência que se vinha a manifestar de forma generalizada. De acordo com a Confederação das Indústrias Europeias da Bicicletas, e-bike, peças e acessórios (CONEBI) as vendas de bicicletas e e-bikes dispararam 40% na Europa em 2020 atingindo os 22 milhões de unidades comercializadas.

Leia ainda: EBike C5, a nova bicicleta dobrável da Urban Glide

O Google Maps já fornece indicações para viajar de carro, transportes públicos ou a pé e agora começa a disponibilizar ao utilizador direções para andar de bicicleta em Portugal, permitindo-lhe seguir todas as instruções de navegação e escolher o percurso e tipo de superfície que melhor se adapta a cada um. “Para este lançamento, trabalhámos com o ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, que nos disponibilizaram o mais recente mapa de redes cicláveis do país, de modo a que seja para circular com segurança, evitar aglomerações, ter uma alternativa mais sustentável na deslocação, praticar desporto ou simplesmente para passear e divertir-se, o Google Maps irá ajudar todos aqueles que usam a bicicleta no seu dia a dia”, diz a empresa.

Google Maps disponibiliza direções e percursos em bicicleta em Portugal

Veja também: A app que junta táxis, TVDE, bicicletas e trotinetes

Para disponibilizar o percurso mais atualizado, o Google Maps recorre a machine learning, algoritmos complexos e à nossa compreensão sobre o mundo real (alimentada por imagens, informação de entidades públicas e contributos dos utilizadores). Além disso, os departamentos de trânsito das cidades podem também usar o Geo Data Upload Tool para disponibilizar informação e garantir que até ciclovias novas ou recentes aparecem no Google Maps. “Com todas estas informações conseguimos ajudá-lo mostrando-lhe a melhor rota para chegar a pedalar ao destino pretendido. Para esta análise, levamos em consideração os vários tipos de ciclovia e quais as ruas próximas que talvez não sejam adequadas para bicicletas (por terem túneis, escadarias ou buracos na estrada). Os utilizadores poderão também ver se o percurso é plano ou íngreme e assim prepararem-se para uma viagem mais tranquila ou com maior esforço”.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados