Artigo de Guilherme André
20-01-2020

Muito provavelmente já se deparou com casos de mulheres que, durante o período de gestação, se sentem incomodadas com o uso do cinto de segurança. Aliás, com o ventre em crescimento, o cinto de segurança pode criar um desconforto que chega a ser doloroso. Contudo, não usar o usar é a resposta errada. O cinto de segurança é sempre obrigatório, em qualquer fase da gravidez, exceção feita por indicação de um médico.

Leia ainda: Estas são as melhores dicas de condução para o verão

Veja a lista de dicas em baixo para tornar as viagens de automóvel o mais confortáveis possível durante a gravidez:

– Coloque o cinto normalmente, puxando a parte inferior o mais para baixo possível. Assim, em caso de travagem brusca, a força será exercida sobre as ancas e não sobre a barriga;

– Passe a parte superior do cinto pelo meio do peito e não pela barriga;

– Não passe a parte superior do cinto por baixo do braço ou por trás das costas;

Veja também: Cinco cuidados a ter para evitar a fadiga na condução

– Utilize o cinto sempre com a pressão indicada;

– Caso o cinto não tenha o comprimento suficiente, não hesite em comprar uma extensão para o mesmo.

O cinto de segurança reduz o risco de morte ou lesão dos fetos

Segundo investigações feitas, as mulheres grávidas que viajam com o cinto de segurança colocado, reduzem em 84% o risco de morte ou lesão dos fetos em caso de acidente, comparativamente com as que não o utilizam. Deste modo, é certo que a não utilização do cinto de segurança é mais perigosa tanto para a mãe como para o bebé.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Conduzir até ao final da gravidez é uma decisão sua

Qualquer grávida pode conduzir até ao final da gestação, embora não seja aconselhável. Isto acontece devido à versatilidade de ajustes que se podem fazer no veículo, desde o banco ao volante. Coloque o assento o mais para trás possível, de modo a que chegue aos pedais. Por fim, suba o volante e evite o contacto com a barriga.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top