Artigo de Guilherme André
24-03-2020

É um dado adquirido que os automóveis estão mais evoluídos do que nunca no que toca a tecnologia. De facto, há cada vez mais condutores que se interessam por sistemas que não existiam no passado recente. Dois desses casos são os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Estas tecnologias permitem ter aplicações dos smartphones, como o Google Maps, a serem transmitidas no ecrã central do veículo. Quando chegaram ao mercado foi dito que iriam diminuir as distrações dos condutores ao volante. Mas será que é mesmo assim como dizem?

Leia ainda: Vai abastecer o veículo? Saiba que cuidados deve ter

Segundo um estudo da IAM Roadsmart, organização britânica de segurança rodoviária, a redução de distrações está longe de ser verdade. A investigação mostrou que os condutores ficam mais distraídos, quando comparados com uma pessoa sobre o efeito de álcool ou drogas. Aliás, os motoristas que utilizam Apple CarPlay ou Android Auto foram até cinco vezes mais lentos a reagir do que alguém alcoolizado.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Relativamente às consequências durante a utilização dos sistemas, o estudo registou que os condutores diminuíram a velocidade a que circulavam. Para além disso, alguns foram incapazes de manter a distância de segurança para o carro da frente, bem como dificuldade em continuar centralizado na faixa de rodagem.

Junte-se ao Automundo no Instagram.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por automundo.pt (@automundo_pt) em

Como foi realizado o teste com Apple CarPlay e Android Auto?

De modo a ter informação o mais verídica possível, a organização dividiu o teste em dois. Numa primeira fase utilizando os comandos por voz e, numa segunda fase, recorrendo ao ecrã tátil. Tal como seria de esperar, a utilização da opção por voz saiu-se muito melhor no teste, contudo, continua a levantar algumas dúvidas. Mais se acrescenta que a IAM Roadsmart não pediu nada de extraordinários aos 46 condutores. Apenas limitou-se a ligar o Spotify e escolher uma música, fazer um telefonema ou procurar algo no mapa.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Top