Artigo de Equipa Automundo
23-06-2022

O verão aproxima-se e, com ele, o planeamento das férias. Sendo um período tipicamente mais ameno em Portugal, é uma excelente altura para uma road trip – uma viagem de carro – pelo país. Para evitar acidentes, siga estas 10 dicas da Liberty Seguros para uma viagem tranquila, para que chegue em segurança ao seu destino.

1. Prepare o carro

Antes de qualquer viagem – sobretudo em família – é crucial verificar se o seu automóvel está em boas condições de funcionamento. Conferir o estado e a pressão dos pneus, o estado da bateria e o nível do óleo são alguns dos procedimentos mais relevantes que deve ter em consideração antes de iniciar o seu percurso.

2. Planeie a viagem

Antes de se fazer à estrada, planifique a sua viajem para saber antecipadamente quanto tempo irá demorar até ao destino e onde terá áreas de descanso para o caso de serem necessárias. Tenha também em conta qual a previsão do tempo e que leva o necessário, nomeadamente água e snacks e um kit de primeiros socorros.

3. Arrume a sua bagagem de forma apropriada

Ao fazer uma viagem de carro para férias, é normal que leve consigo uma quantidade significativa de carga. Garanta que todos os itens estão arrumados de forma segura no porta-bagagens e, caso tenha alguma carga em risco de se deslocar durante o percurso, tenha em consideração as medidas necessárias para a sua segurança e a de todos os passageiros.

Leia ainda: Mazda MX-5 RF, o carro de fim de semana perfeito para o dia a dia

4. Não conduza cansado

Descanse bem antes de iniciar uma viagem longa e, preferencialmente, viaje durante o dia. Caso tenha de conduzir durante a noite e sinta que está a ficar demasiado cansado, pare numa estação de serviço ou encoste o carro na berma. Se conduzir acompanhado e, se for possível, alterne a condução com o outro passageiro.

5. Pratique uma condução defensiva

Os condutores devem manter, entre o seu veículo e o que o precede, uma distância de segurança suficiente para evitar acidentes em caso de paragem repentina. Assim, evite comportamentos agressivos durante a condução e esteja sempre atento à condução dos outros automobilistas.

6. Ao volante, não utilize o telemóvel

É importante ter contactos de emergência acessíveis, mas não utilize o telemóvel enquanto conduz. Coloque-o em silêncio, para evitar distrações. Caso precise de utilizá-lo, pare o veículo numa zona própria para o efeito.

7. Respeite os limites de velocidade

O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes na estrada. Garanta que cumpre sempre os limites de velocidade estipulados – além de ser mais seguro, estará também a fazer um consumo mais eficiente do combustível.

8. Utilize sempre o cinto de segurança

Os cintos de segurança são uma das melhores formas de reduzir ferimentos em acidentes de viação e a sua não utilização continua a ser uma das principais causas de morte nas estradas. A sua utilização é obrigatória e serve para proteger os passageiros em caso de acidente, por isso, certifique-se de que todos os passageiros o têm colocado durante toda a viagem.

9. Se conduzir não beba

O álcool provoca estados físicos que condicionam a boa condução, por isso, se for viajar, não ingira bebidas alcoólicas.

10. Verifique o seu seguro

Certifique-se que o seu seguro automóvel está atualizado para o caso de algum imprevisto durante a viagem e que o mesmo cobre eventuais riscos associados ao percurso que vai fazer. Como cobertura complementar, poderá fazer sentido incluir um veículo de substituição, caso o seu fique imobilizado devido a sinistro.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados