Artigo de Guilherme André
07-11-2019

O SEMA é conhecido como um dos Salões Automóvel mais amados pelos fãs do tunning. De facto, alguns veículos têm feito parte da história deste evento pela facilidade de retirar potência ou garantir um visual mais agressivo com a adição de alguns apêndices aerodinâmicos, exemplo disso é o Toyota Supra.

Leia ainda: Hennessey Resurrection Camaro, 1217 cv de pura loucura

Ao longo das gerações tem demonstrado todo o potencial, especialmente pelo motor 2JZ, que é para muitos, um dos melhores motores do mundo. Contudo, apesar da nova geração do Toyota GR Supra receber um motor de origem BMW, a Toyota decidiu criar cinco one-off que demonstram que herança tunning vai ter seguimento.

Toyota GR Supra Hyperboost Edition tem mais de 750 cavalos

Começamos pelo one-off mais potente dos cinco, o Hyperboost. Para tal, a Toyota recorreu a Rutledge Wood, analista da Nascar e ex-apresentador do Top Gear americano, para ajudar a criar este “monstro”. O resultado é um Supra com mais de 750 cv e um kit estético em fibra de carbono. Para finalizar o projeto, recorreram ao cinza TRD e umas jantes em vermelho vivo que conferem um visual agressivo.

Toyota GR Supra Heritage Edition, relembrar antepassados

Esta versão tem como principal objetivo invocar memórias. Tal como o nome indica, Heritage, pretende relembrar a quarta geração, algo que se pode verificar nos farolins e asa traseira com desenho muito idêntico. Para além disso, o 3.0 lt seis cilindros recebeu um “tratamento especial” para chegar perto dos 500 cv.

Clique aqui para se juntar ao Automundo no Facebook

Toyota GR Supra Performance Line Concept, focado na aerodinâmica

Criado pela Toyota Customizing & Development (TCD), o Supra Performance Line é, na maioria, o acrescentar de um kit aerodinâmico. Assim, inclui uma nova asa dianteira, saias laterais e um apêndice nas portas, com o objetivo de melhorar os níveis de downforce. Ao nível de motor, nada foi feito.

Toyota GR Supra Wasabi Concept, um pouco de picante japonês

Se quiser adicional mais algum picante ao Supra, o Wasabi é o ideal. Para além da extravagante cor verde, o veículo apresenta detalhes que devem fazer parte do mundo “aftermarket” num futuro próximo. O trabalho realizado pela Toyota Genuine Accessory, passou as duas ponteiras de escape para o centro do para-choques traseiro e acrescentou várias peças em carbono.

Veja também: Ford apresenta Mustang elétrico com 900 cv e caixa manual

Toyota GR Supra 3000GT Concept, uma homenagem a um carro de competição

Por fim, mas não menos importante, temos o Supra 3000GT Concept. Esta versão apresenta um visual retro, com um kit de carroçaria que aumenta a largura do veículo e o torna mais agressivo. Neste one-off encontramos um sistema de escape da HKS que, pelo aspeto, deve ser bastante audível. A imagem desta unidade inspirou-se no Supra TRD3000GT de 1994 que corria no All-Japan Grand Touring Car Championship.

Percorra a galeria e conheça os cinco one-off.

Fotos: Toyota USA

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados